Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2026, devem entregar a documentação comprobatória até esta sexta-feira (13) na instituição privada de ensino superior (IES) em que foram aprovados. A etapa é obrigatória para validar as informações prestadas no momento da inscrição.
O resultado do processo seletivo foi divulgado na semana passada e contabiliza mais de 226 mil pré-selecionados. A consulta pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC), por meio de login na plataforma Gov.br.
A edição de 2026 é a maior da história do Prouni, com a oferta de 595.374 bolsas distribuídas em 895 cursos, de 1.046 instituições privadas de ensino superior em todo o país.
Entrega de documentos
A comprovação das informações pode ser realizada presencialmente ou de forma virtual, conforme as regras estabelecidas por cada instituição. As faculdades devem disponibilizar, em seus sites oficiais, um campo específico para o envio da documentação.
Nos casos de entrega presencial, a instituição deve orientar equipes para receber os documentos nos locais onde os cursos são ofertados, respeitando os horários de funcionamento.
Certificação do ensino médio
Candidatos com 18 anos ou mais que utilizaram o Enem 2025 para obter a certificação do ensino médio, e que atendem aos critérios previstos no edital, podem solicitar a declaração de conclusão.
O documento autenticado está disponível na Página do Participante do Enem, administrada pelo Inep, e permite a pré-matrícula dos pré-selecionados no Prouni.
Segunda chamada e lista de espera
Para quem não foi selecionado na primeira chamada, o resultado da segunda chamada será divulgado em 2 de março, com período de comprovação das informações entre 2 e 13 de março.
Já a lista de espera exige manifestação de interesse no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 25 e 26 de março de 2026. A relação estará disponível para consulta em 31 de março, tanto para as instituições quanto para os candidatos.
Com informações da Agência Brasil*