O piloto da Latam Airlines Brasil, Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (9) dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, durante a Operação “Apertem os Cintos”, deflagrada pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, que investiga uma suposta rede de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A prisão aconteceu enquanto o piloto se encontrava na cabine do avião preparado para um voo com destino ao Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, Lopes é suspeito de integrar uma organização criminosa voltada à exploração sexual de menores, com atuação estimada em cerca de oito anos. Pelo menos três vítimas com idades de 11, 12 e 15 anos já foram identificadas no inquérito.
A operação também resultou na prisão de uma mulher de 55 anos, apontada como avó de algumas vítimas e suspeita de aliciar as próprias netas em troca de pagamento para que elas fossem entregues ao piloto.
Durante o cumprimento dos mandados, foram realizadas ainda oito buscas e apreensões em endereços ligados aos investigados na capital paulista e em Guararema, na região metropolitana. As diligências seguem em andamento.
A investigação apura, entre outros crimes, estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição infantil, produção e compartilhamento de pornografia envolvendo menores, uso de documento falso e aliciamento de crianças e adolescentes.
Em nota, a Latam afirmou que abriu uma apuração interna e está colaborando com as autoridades. A companhia também confirmou que o voo em que o piloto seria comandante operou normalmente.
A Polícia Civil continua a apuração para identificar outros envolvidos e esclarecer todos os detalhes da suposta rede criminosa.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ