Alunos do MBA em ESG e Sustentabilidade da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram visita técnica à empresa BIC Amazônia, na quarta-feira (29/10). A ação buscou colocar em prática os conceitos de ESG (Ambiental, Social e Governança) vistos em sala de aula, comprovando que a sustentabilidade é um pilar estratégico e cultural na indústria, com exemplos tangíveis que vão da captação de água da chuva à responsabilidade social com a comunidade local.
Sob a coordenação da Prof.ª Dra. Edileuza Lobato, a ação demonstra o crescente interesse da academia em conectar a formação de alunos às demandas do mercado. Segundo a professora, a visita foi crucial para possibilitar aos discentes a perspectiva de alinhamento entre os conteúdos das aulas expositivas e as práticas empresariais. “O exemplo da empresa BIC é de grande relevância, visto que a empresa é uma referência em práticas de ESG tanto no Polo Industrial de Manaus, quanto em seu grupo empresarial no Brasil e em outros países”, comentou a coordenadora.

Durante a visita, a empresa apresentou exemplos de suas práticas nas três dimensões ESG. No que se refere à questão ambiental, um dos exemplos foi a captação, tratamento e utilização da água da chuva. No eixo social, entre as diversas ações, foi apresentada a disponibilização de água para a comunidade do entorno. Em relação à governança, foi evidenciado o compromisso da gestão com as práticas ESG.

A professora Edileuza Lobato considerou que nas apresentações práticas foram contemplados os processos que levam à conquista dos objetivos de cada uma delas e, ainda, como contribuem para a obtenção do propósito institucional. O ESG foi mostrado como uma vivência e que todos os colaboradores, de alguma forma, contribuem com essas práticas.
