O Amazonas está intensificando a vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos, uma faixa etária incluída pela primeira vez no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha, coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), foi estendida até dezembro de 2025.
A vacina continua disponível de forma permanente para o público-alvo original: crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
A estratégia tem como foco o resgate de adolescentes que não receberam a dose no período ideal, em uma parceria com os municípios.
O objetivo é reforçar a proteção contra o vírus e prevenir diversos tipos de câncer, com ênfase no câncer de colo do útero, uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
Dados de 2024 mostram um avanço significativo na cobertura vacinal no estado entre o público de 9 a 14 anos, alcançando 82% das meninas e 67% dos meninos. A campanha atual busca aproveitar esse momentum para ampliar ainda mais a proteção, oferecendo uma nova oportunidade para os adolescentes não imunizados.
Proteção
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a importância de manter a caderneta de vacinação em dia.
“A vacina contra o HPV proporciona proteção para o futuro do seu filho (a), reduzindo o risco de complicações que podem surgir na vida adulta, como alguns tipos de câncer. Com uma única dose, é possível alcançar essa proteção de forma segura e eficaz”, destaca Tatyana.
A gerente de Imunização do Amazonas da FVS-RCP, Angela Desirée, reforça que a campanha é uma oportunidade crucial para atualizar a caderneta.
“As secretarias municipais de saúde estão realizando ações especiais para facilitar o acesso à vacina e atender aqueles que ainda não foram imunizados”, afirma Angela.
Saiba onde se vacinar
O esquema vacinal contra o HPV para adolescentes de 9 a 14 anos e para o público de resgate de 15 a 19 anos é oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Além desses grupos, a vacina também está disponível para outros públicos específicos:
- Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV entre 15 e 45 anos;
- Pessoas com doenças imunodepressoras, como portadores de HIV, transplantados e pacientes oncológicos;
- Vítimas de abuso sexual de 9 a 14 anos e de 15 a 45 anos;
- Pessoas com papilomatose respiratória aguda a partir de 2 anos.
Com informações da FVS-AM*
