AMAZONAS MEU LAR: 600 FAMÍLIAS RECEBEM TÍTULO DE CASA PRÓPRIA EM MANAUS

Nesta quarta-feira (27) mais de 600 famílias da Comunidade Mundo Novo, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus receberam o título definitivo da propriedade de seus imóveis, documento aguardado há mais de uma década que representa segurança, dignidade e a transformação de suas vidas.

A cerimônia de entrega foi realizada no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça 2, na Cidade Nova.

A ação é parte do programa Amazonas Meu Lar, que, desde 2019, já garantiu a regularização fundiária para mais de 20,8 mil famílias em todo o estado.

O título de propriedade traz segurança jurídica, valorização do imóvel, facilita o acesso a crédito e a programas habitacionais e garante o direito de deixar um legado para as futuras gerações.

(Foto:Diego Peres/Secom)

O governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), presente ao evento, destacou o significado profundo da ação.

“O que nós estamos entregando hoje para vocês é definitivo: é o direito de deixar uma herança para o filho, de ter acesso ao crédito, de proteger o lar e o esforço de cada família. Minha história só faz sentido se for para transformar a vida das pessoas, garantindo dignidade e segurança para aquilo que é mais sagrado para nós, que é a nossa casa, onde está a nossa família”, afirmou.

Integração e Esperança

A iniciativa no Amazonas integra a programação da Semana do Solo Seguro, coordenada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para agilizar processos de regularização em áreas urbanas.

Entre as centenas de beneficiados, a alegria da missionária Antônia Coutinho, de 60 anos, resumia o sentimento geral. Após décadas de espera, ela finalmente segurava o documento em suas mãos.

“Eu estou muito feliz. Esse momento é maravilhoso, é algo que nós queríamos muito e, hoje, chegou o documento das nossas propriedades. Isso é uma vitória, uma conquista. Quero dizer para todas as pessoas: não desistam da sua vitória, vão em frente porque é possível. Desde já agradeço ao nosso governador por esse documento de grande valia para nós”, declarou.

(Foto: Diego Peres/Secom)

A agenda de regularização fundiária do Governo do Amazonas tem um ritmo acelerado. Somente em junho deste ano, foram entregues mil títulos no bairro Vale do Sinai (zona norte) e 300 títulos no Conjunto Habitacional Viver Melhor 1.

O cronograma prevê novas entregas para o bairro Santa Etelvina, em Manaus, e para os municípios de Lábrea, Itapiranga, Urucurituba e Novo Airão.

Para Além da Moradia: Desenvolvimento e Inclusão

O programa vai além da simples entrega de títulos. A regularização fundiária é um poderoso motor de desenvolvimento local. Com a posse definitiva, as famílias se sentem seguras para investir em reformas, ampliar suas casas e até utilizar o documento como garantia para abrir um negócio.

Além disso, os novos proprietários são integrados ao sistema formal, ganhando acesso a programas sociais, habitacionais e sendo incluídos em cadastros oficiais.

Dessa forma, o Estado amplia a inclusão social e econômica, criando oportunidades que antes eram inalcançáveis para milhares de cidadãos.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment