Nesta segunda-feira (1º), foram realizada as vistorias das obras do primeiro Hospital Veterinário Público do Amazonas, localizado no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Com a obra física já concluída, o equipamento pioneiro representa um marco na assistência à população de baixa renda e na valorização da causa animal.
Durante a inspeção, o governador do estado, Wilson Lima (União Brasil) destacou que a unidade vai ampliar o acesso a serviços veterinários de qualidade, que antes eram inacessíveis para muitas famílias.
“Os atendimentos vão desde clínica geral, até procedimentos cirúrgicos de maior complexidade, e isso é voltado para famílias de baixa renda, que na maioria das vezes não têm condições de pagar um hospital ou um médico veterinário para poder fazer com que o seu animal tenha os devidos atendimentos. E compete ao poder público dar esse suporte de assistência, bem-estar e proteção animal”, ressaltou.
O investimento total na obra é de R$ 3,7 milhões, proveniente de emendas parlamentares pagas pelo governo do estado.
Estrutura e Serviços de Primeiro Mundo

O hospital foi projetado em dois andares para oferecer um atendimento completo e abrangente.
No térreo, os animais e seus tutores encontrarão nove consultórios (sendo um exclusivo para vacinação), sala de raio-X, sala de ultrassom, centro cirúrgico completo, internação com capacidade para mais de 100 baias e uma área específica para isolamento de animais com doenças infectocontagiosas.
O piso também conta com necrotério, sala de necropsia e é totalmente acessível, com plataforma de elevador para cadeirantes.
O segundo pavimento abriga a enfermaria, salas administrativas, áreas de descanso para os veterinários plantonistas, vestiários e um auditório com capacidade para mais de 50 pessoas.
A unidade oferecerá um leque extenso de serviços, incluindo:
- Urgência e emergência 24h;
- Consultas especializadas em cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia;
- Cirurgias geral, oftalmológica, ortopédica e oncológica;
- Exames laboratoriais (hemograma, testes para erliquiose, cinomose, parvovirose, FIV e FeLV);
- Diagnósticos por imagem (raio-X, ultrassom e eletrocardiografia).
Formação de Profissionais e Previsão de Inauguração
Além da função assistencial, o hospital se tornará um centro de referência na formação de novos profissionais. O espaço abrigará programas de estágio, residência e aprimoramento em Medicina Veterinária, contribuindo para a qualificação da categoria no estado.
Para operar esta estrutura, a unidade contará com um quadro de 66 profissionais, incluindo 20 médicos veterinários, 16 auxiliares veterinários, 8 residentes, técnicos de radiologia, recepcionistas e equipe de apoio.
A previsão é que o hospital seja inaugurado e entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano.
Alívio para Tutores

Para tutores de animais que enfrentam dificuldades financeiras, a notícia da inauguração é uma conquista. Ingrid de Santos, 35 anos, que tem quatro pets, enxerga o hospital como uma solução para os altos custos da veterinária particular.
“É bom que é acessível, sem custo. Para quem precisa realmente cuidar dos pets em relação a castração, medicação, é bom. A gente tem um cuidado a mais com os nossos animais. Acho que vai ser uma grande inauguração para a população, a gente vai usufruir muito desse serviço’’, comemorou.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ