Mundo – Pelo menos 30 pessoas morreram e várias outras foram sequestradas após homens armados atacarem um mercado no estado de Níger, no centro-oeste da Nigéria, informou a polícia local no último domingo (04). O ataque ocorreu no mercado Kasuwan Daji, localizado no vilarejo de Demo, no último sábado (03), por volta das 16h30 no horário local (12h30 em Brasília).
De acordo com o porta-voz da polícia estadual, Wasiu Abiodun, os agressores invadiram o local, incendiaram barracas e saquearam alimentos antes de atirar contra a população.
“Mais de 30 vítimas perderam suas vidas durante o ataque, e algumas pessoas também foram sequestradas. Estão sendo feitos esforços para resgatar as vítimas sequestradas”, afirmou.
Ofensiva faz parte de uma Série de Ataques
Testemunhas relataram cenas de violência indiscriminada. Segundo moradores, os homens armados chegaram em motocicletas e começaram a atirar sem distinção.
A ofensiva faz parte de uma série de ataques registrados desde a última sexta-feira (02) em comunidades próximas às áreas de Agwarra e Borgu. Outra testemunha, Khalid Pissa, afirmou que além de Kasuwan Daji, vilarejos vizinhos como Chukama e Shanga também foram alvo dos suspeitos, estimando que o número de mortos possa chegar a 40.
Ataque ocorre Após Sequestros
Procurados, os militares nigerianos não responderam imediatamente aos pedidos de comentário. O ataque ocorre semanas após homens armados sequestrarem mais de 300 crianças e funcionários de uma escola católica em uma região central da Nigéria.
As vítimas foram libertadas após quase um mês em cativeiro, em um episódio que expôs a fragilidade da segurança em áreas rurais do país.
*Fonte: Portal Tucumã
