Esporte – Em uma noite de golaços, atuações magistrais e o fim de um jejum aguardado, o Atlético-MG escreveu uma página de sua história. Diante de 40 mil torcedores na Arena MRV, o Galo venceu o Independiente del Valle por 3 a 1 na última terça-feira (28) garantindo pela primeira vez uma vaga na final da Copa Sul-Americana.
Comandado por Jorge Sampaoli, o time mineiro dominou as ações e construiu a classificação ainda no primeiro tempo, com atuação inspirada de Dudu, que foi o maestro da goleada.
Primeiro tempo avassalador e show de Dudu

Desde o início, o Atlético-MG mostrou que não mediria esforços para decidir a vaga ainda em casa. A pressão resultou em uma sequência de chances, com o goleiro Guido Villar fazendo milagres para segurar o 0x0.
Aos 36 minutos, porém, a barreira foi rompida. Em um ‘bate-rebate’ na área após defesa de Villar, a bola sobrou para Dudu, que, com calma, ajeitou para Guilherme Arana completar para as redes e colocar a arena em festa.
A dupla foi decisiva novamente aos 43 minutos. Dudu roubou a bola no meio-campo, partiu em velocidade, driblou a marcação e serviu um passe perfeito para Bernard.
Com classe, o camisa 20 finalizou com uma ‘cavadinha’, marcando um golaço e ampliando a vantagem, deixando o placar agregado praticamente irreversível.
Susto no segundo tempo e Hulk quebra o jejum

O segundo tempo começou com o Galo administrando o resultado, mas um susto abalou a equipe mineira aos 18 minutos. Everson falhou em uma cobrança de longa distância, soltando a bola, e Claudio Spinelli aproveitou o rebote para descontar para os equatorianos.
O gol deu ânimo ao Independiente del Valle, que procurou o empate. O drama, no entanto, durou pouco. Aos 28 minutos, Hulk, que havia entrado no lugar de Rony, recebeu um lançamento preciso de Júnior Alonso, invadiu a área e, com um chute colocado no canto esquerdo de Villar, balançou as redes pela primeira vez após 15 jogos.
O gol, que selou o 3×1, foi um alívio para o camisa 7 e um balde de água fria para a equipe visitante, que não conseguiu mais reagir.
Final inédita e espera pelo adversário

Garantido na final, o Galo aguarda agora o adversário. A outra vaga será decidida nesta quinta-feira (30), entre Lanús e Universidad del Chile.
O jogo de ida, no Chile, terminou empatado em 2 a 2, e a decisão será no estádio El Fortaleza, em Buenos Aires.
A grande final do torneio está marcada para o dia 22 de novembro, em Assunção, capital do Paraguai. O estádio ainda será definido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
