O município de Benjamin Constant enfrenta falta de água após uma balsa utilizada para captação no Rio Javari afundar parcialmente. A estrutura pertence à Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
Um vídeo gravado por um residente mostra a balsa parcialmente submersa no rio. Nas imagens, ele afirma que o conserto pode demorar e sugere a instalação de uma bomba alternativa na balsa da associação de moradores para amenizar os impactos.
“Olha aí como se encontra a balsa da nossa Cosama. Só tem uma solução. Para ajeitar essa balsa vai custar muito tempo. É colocar essa bomba aqui nessa balsa da associação, para o nosso povo não passar dificuldade com água”, diz o morador no vídeo divulgado nas redes sociais.
Em nota, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil confirmou que, devido ao problema no flutuante de captação da Cosama, a cidade está com o fornecimento de água comprometido. O órgão informou ainda que realiza abastecimento emergencial exclusivo ao hospital, a fim de manter os serviços essenciais de saúde.
Até a última atualização, não havia previsão para a normalização do abastecimento no município.
*fonte: portal tucumã