BOSQUE DA CIÊNCIA RECEBE ATIVIDADE GRATUITA SOBRE DIFERENÇAS ENTRE PEIXES-BOIS DA AMAZÔNIA E MARINHO

No próximo dia 19 de julho (sábado), o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) será palco da ação educativa “Brincar e Aprender – Diferenças entre os peixes-bois da Amazônia e o marinho”, que acontecerá das 13h30 às 16h30, com entrada gratuita e aberta ao público. Para participar, é necessário agendar a visita pelo site oficial do Bosque da Ciência.

Voltada especialmente para o público infantil, a ação propõe uma imersão lúdica e informativa nas características das duas espécies de peixes-bois que ocorrem no Brasil: o peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) e o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus). Além de destacar as principais diferenças entre elas, o evento busca conscientizar sobre a importância da conservação desses mamíferos aquáticos.

A programação inclui desenhos para colorir, jogos educativos e apresentações com fantoches, que abordarão de forma divertida aspectos biológicos, comportamentais e ambientais dos peixes-bois. A iniciativa é fruto da parceria entre o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa), a Associação dos Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Projeto Mar à Vista, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Segundo a educadora ambiental Renata Vilar, da Ampa, a atividade também incentiva o cuidado com a fauna aquática e com os ecossistemas onde esses animais vivem. “O contato com essas iniciativas de fora do estado nos proporciona uma troca de experiências, isso é muito importante”, destacou.

A ação faz parte de um conjunto de atividades de educação ambiental promovidas pela Ampa e pelo LMA, que há mais de cinco décadas se dedica à pesquisa, reabilitação e conservação de mamíferos aquáticos na região, com destaque para o peixe-boi-da-Amazônia — espécie endêmica e ameaçada de extinção.

Leia também

Leave a Comment