BRASIL TEM 24 CASOS DE SARAMPO, APONTA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Até o final de agosto, o Brasil registrou 24 casos de sarampo — 19 deles apenas no estado de Tocantins, de acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quinta-feira (11). O número de notificações é quase cinco vezes maior do que os registros dos últimos dois anos, quando foram contabilizados apenas cinco casos em 2024.

Em agosto de 2025, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta após constatar um aumento de 34 vezes no número de casos de sarampo em relação o ano passado. Dez países das Américas registraram ocorrências da doença, com mais de 10 mil confirmações e 18 mortes. Veja os países com óbitos registrados:

México (14)
Estados Unidos (3)
Canadá (1)
Os casos no Tocantins têm histórico com viagens à Bolívia, país que enfrenta um surto da doença, e pertencem a uma comunidade composta por cerca de 400 pessoas, de acordo com a Secretaria e Saúde do estado.

A Bolívia é quarto país das Américas com mais notificações da doença, de acordo com dados da pasta de julho deste ano, com 60 casos. Na frente estavam México (2.597) Estados Unidos (1.227) Canadá (3.170).

O Brasil havia recebido o certificado de eliminação do sarampo endêmico em 2016 e, após enfrentar reintroduções, recuperou o status em 2024.

Transmissão, sintomas e vacinação
O sarampo se espalha pelo ar por meio de secreções de indivíduos infectados e pode infectar pessoas de todas as idades. Os sintomas incluem febre alta, erupção cutânea que se dissemina por todo o corpo, congestão nasal e irritação ocular, como informa a pasta.

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo — e é composta por duas doses da vacina. No Brasil, a vacinação regular prevê a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade, podendo incluir outras faixas etárias em campanhas específicas.

Com informações de CNN Brasil*

Leia também

Leave a Comment