O deslocamento de uma frente fria favorece a chegada da chuva ao Sudeste do país, nesta sexta-feira (29/8). Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerias e São Paulo receberam alerta amarelo de perigo em potencial para tempestades, com ventos intensos de até 60 km/h. O alerta abrange ainda pequenas faixas dos estado de Goiás e Mato Grosso.
Outro alerta para chuvas intensas foi emitida para os estados do Amapá, Amazonas e Roraima. Nesses locais, o órgão aponta que pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h.
De acordo com o Inmet, a tendência de rajadas e temporais se dá em razão da frente fria que está no oceano e impulsiona a entrada de umidade, favorecendo a chuva, bem como a presença de uma massa de ar quente na região central do país.
Tempo firme
Já o interior do país, grande parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, segue com tempo firme. A baixa umidade do ar segue aumentando o risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, agosto tem essa tendência de ar seco e quente, o que colabora para essa queda brusca da umidade. “Devemos manter essa baixa umidade nos próximos dias, pelo menos até o fim do mês”, avaliou.
No litoral da Região Nordeste, em especial nos estados de Pernambuco e Paraíba, um cavado — área alongada de baixa pressão que provoca instabilidade — é responsável por aumentar a nebulosidade e contribuir para o surgimento de chuvas moderadas.
Após vários dias de chuva, o Sul do país terá dias ensolarados, com temperaturas amenas e sem chance de risco de tempestades. A temperatura máxima é de 17ºC para Curitiba (PR) e 21ºC para Porto Alegre (RS).
METRÓPOLES*