Um grupo de músicos cujo ponto principal é ser interinstitucional e ter o objetivo de proporcionar música de alta qualidade. Esse é o Quinteto BR5, grupo de câmara de experimentação e pesquisa na área da música para trombone e piano, e que tem na formação o Prof. Dr. Fábio Carmo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O Quinteto lançou o primeiro EP, com duas músicas, disponíveis em todas as plataformas de streaming e, também, no YouTube.
O EP lançado contém duas músicas, sendo a Suíte Pernambucana, do mestre Duda, adaptada para a formação. Também consta uma música que traz a visão geográfica, que é o pagode ucraniano, trazendo um paradoxo junto ao pagode russo de Luiz Gonzaga.
O Quinteto BR5 é formado por cinco professores de várias universidades do Brasil: da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), além de Fabio Carmo, da UEA.
Segundo o professor Fabio Carmo, o grupo tem buscado trazer músicas inéditas para essa formação que não é tão convencional. “Nossa intenção é fazer um resgate de músicas que trazem à tona a literária popular do Brasil: como samba de roda, coco, chula e vários outros gêneros nesse sentido. O grupo tem uma formação nova que traz um aspecto muito peculiar: da pesquisa, do diálogo a respeito da música de forma musical e de grupos instrumentais.”

De acordo com o professor, como o grupo é composto por quatro trombones, juntou mais um piano e formou-se o quinteto. “É o piano que traz toda essa questão da música de concerto. Os trombones trazem, além da música de concerto, essa música mais tradicional”, disse Fabio Carmo.
O grupo já se apresentou em alguns países como Argentina e Estados Unidos. E, agora, no meio deste ano, participará do Festival Brasil de Trombonistas, no Rio de Janeiro. Em setembro, terá algumas agendas em São Paulo.
Sobre o Quinteto BR5
O grupo foi fundado em 2022 e é formado pelos trombonistas Lélio Alves, Diego Ramires, Fábio Carmo, Marcos Botelho; além da pianista Elisama Gonçalves. O Quinteto é fruto da iniciativa de cinco músicos e professores universitários com o intuito de promover a prática de música de câmara para metais e piano, pesquisa e difusão do repertório e fomento de composições para essa formação.
Além disso, o grupo tem por objetivo promover atividades ligadas à pedagogia da música de câmara e pedagogia da performance, articulando práticas performáticas ao ensino do instrumento. Com um repertório específico e exclusivo para a formação do BR5, a ênfase no repertório brasileiro de forma regionalizada traz à tona aspectos da contemporaneidade com a assinatura de compositores brasileiros da atualidade.
Conheça o Quinteto BR5: https://youtube.com/@quintetobr5150?si=2ejjHBdjIIFSUeIz