Os debates sobre os temas atuais da prática médica estiveram em pauta, nesta sexta-feira (31/10), durante o Congresso Médico (Conmed) 2025 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento científico, em alusão ao Dia do Médico, organizado pela turma 42 do curso de Medicina da UEA, foi realizado no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), no bairro Cachoeirinha, reunindo estudantes e profissionais da área.
O Conmed busca estimular o aprendizado, a troca de experiências e a valorização da profissão. A abertura do evento contou palestra magna da vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Katia Couceiro, sobre as diretrizes de fibrilação atrial. “Estamos, aqui, hoje, para prestigiar e parabenizar esse evento, organizado pela turma 42 de Medicina, feito com tanto carinho e dedicação. Ter eventos científicos é uma iniciativa louvável”, destacou a vice-reitora da UEA.
Durante o evento, o diretor da ESA/UEA Prof. Me. Antônio Palhares, reforçou que a iniciativa dos estudantes engrandece o curso e os futuros profissionais. “É um evento fantástico! Vocês estão no pioneirismo da pós-pandemia, regaçaram as mangas e promoveram o congresso. A gente vai começar, agora, a ter mais essa rotina no nosso curso de Medicina”, declarou.
O coordenador do curso de Medicina da ESA, Prof. Dr. Marcel Heibel, destacou o empenho e trabalho realizado pelos estudantes na organização e realização do congresso. “Parabéns a toda equipe pela organização. É o nosso primeiro congresso médico pós-pandemia, espero que seja o primeiro de muitos.”


A programação inclui palestras e mesas-redondas, entre os turnos da manhã e tarde, com temáticas acerca da metodologia científica na saúde, obesidade e estilo de vida; transtorno do espectro autista; e atenção global à saúde da mulher.

“A nossa turma se empenhou muito para organizar esse evento, em conjunto com a Reitoria e as coordenações da ESA e do curso de Medicina. A gente espera uma participação grande dos alunos e que isso realmente se perpetue nos próximos anos, com as próximas turmas”, disse a estudante e presidente da turma 42 de Medicina da UEA, Paloma Aquino.
