A Conmebol anunciou, nesta quinta-feira, uma mudança na final da Copa Sul-Americana de 2025, a pouco mais de dois meses para a partida. A decisão saiu de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e será disputada em Assunção, no Paraguai, no dia 22 de novembro. O estádio, no entanto, ainda não foi divulgado.
Esta será a terceira vez que Assunção recebe a final única da Copa Sul-Americana. Em 2019 e no ano passado, o Nueva Olla, estádio do Cerro Porteño, sediou a decisão.
Em nota, a entidade afirmou que a mais recente inspeção técnica realizada no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, revelou dados preocupantes quanto ao comprimento dos prazos e do cronograma de obras para sediar a final. Por conta disso, a Conmebol decidiu transferir a sede da final para Assunção, no Paraguai, mantendo a data previamente estipulada.
As obras no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, que sedia os jogos do Blooming e do Oriente Petrolero, seguirão com vistas à realização de futuras competições. A Federação Boliviana de Futebol (FBF), inclusive, já manifestou interesse em sediar a final da Sul-Americana de 2027.
Há dois meses, a Conmebol cobrou urgência nas obras atrasadas e considerou o prazo de entrega como “crítico”, conforme apuração do GLOBO. A revitalização no palco começou em janeiro deste ano e havia a expectativa por parte da Federação Boliviana de Futebol que tudo fosse normalizado a tempo da decisão.
Dois clubes brasileiros estão na disputa da Copa Sul-Americana: Fluminense e Atlético-MG. Além deles, Alianza Lima, Universidad de Chile, Lanús, Bolívar, Independiente del Valle e Onde Caldas também estão nas quartas de final da competição.
Veja a nota da Conmebol
“A CONMEBOL informa que, apesar dos esforços empreendidos, a mais recente inspeção técnica realizada no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, revelou dados preocupantes quanto ao cumprimento dos prazos e do cronograma de obras e melhorias necessárias para sediar a final da CONMEBOL Sudamericana 2025.
Diante desse cenário, a CONMEBOL decidiu transferir a sede da final para Assunção, no Paraguai, mantendo a data previamente estipulada. A nova escolha segue o protocolo estabelecido para finais únicas, que determina que, em caso de necessidade de mudança de local, a sede da edição anterior seja priorizada — por já contar com a infraestrutura e a experiência exigidas. Conversas já foram iniciadas com o Governo do Paraguai e com a Associação Paraguaia de Futebol (APF) para coordenar os preparativos do evento.
O relatório técnico é categórico ao apontar que não há mais tempo hábil para a conclusão das obras, tendo sido esgotados todos os prazos razoáveis. A mudança de sede tem como principal objetivo preservar o alto padrão de qualidade da final da CONMEBOL Sudamericana e garantir o cumprimento com excelência dos compromissos assumidos com os torcedores, clubes participantes, patrocinadores e marcas associadas.
É importante destacar que a CONMEBOL continuará investindo em melhorias no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, com vistas à realização de futuras competições. A Federação Boliviana de Futebol (FBF), inclusive, já manifestou interesse em sediar a final da CONMEBOL Sudamericana de 2027.”
*Extra