DIA DA IGUALDADE FEMININA: OPORTUNIDADES EXCLUSIVAS PARA MULHERES EM MANAUS
GRUPO TAPAJÓS DIVULGA VAGAS PARA ÁREAS DISTINTAS NA CAPITAL AMAZONENSE. CONFIRA OS BENEFÍCIOS

Em alusão ao Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado em 26 de agosto, o Grupo Tapajós anunciou a abertura de vagas exclusivas para mulheres em áreas distintas. As oportunidades fazem parte do projeto #VagasExclusivasparaElas, que visa aumentar a presença feminina em áreas com maior participação masculina. A inscrição para a seleção pode ser feita por meio do site https://trabalhe-conosco-tapajos.vercel.app. Confira os setores e benefícios.
Para as vagas de auxiliar de estoque, operadora de caixa e inventarista, é necessário apenas ensino médio completo, disponibilidade de horário e informática básica. Para a função de farmacêutica, é preciso ter formação superior na área, curso de injetáveis e perfuração de lóbulo. Já a vaga para consultora de vendas exige experiência com medicamentos. A seleção também servirá para formação de banco de talentos para outras vagas administrativas que abrem periodicamente.
Os benefícios incluem vale-transporte; vale-refeição; seguro de vida; plano de saúde; e oportunidade de crescimento na empresa, que possui planos de carreira estabelecidos para seus colaboradores e colaboradoras. A rede, detentora das bandeiras Santo Remédio, Flexfarma, FarmaBem e FlexAtacadão, é líder no varejo farmacêutico da região Norte.

Desigualdade
Apesar de representarem 51,5% da população brasileira, segundo o Censo 2022, as mulheres seguem sub-representadas em cargos estratégicos nas empresas. O problema não está ligado ao desempenho ou qualificação, mas a uma visão já superada de que mulheres não teriam a mesma capacidade de ocupar esses espaços. O Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado em 26 de agosto, busca reforçar a importância de mudar essa realidade.
Dados do boletim Mulheres no Mercado de Trabalho, do governo federal, revelam que entre os empregados do setor privado com carteira de trabalho assinada no Brasil, somente 40,5% são mulheres. Entre aqueles que atuam no mesmo setor, mas sem carteira assinada, 31,8% são mulheres. Segundo o relatório, os dados apontam que as mulheres participam menos da força de trabalho e estão mais expostas à desocupação e subocupação.
Alguns setores com maior participação de mulheres mostram que a presença feminina não é nenhum demérito — pelo contrário, é importante para dar dinamismo às atividades das empresas. Um exemplo é a Saúde, onde trabalhavam 1,6 milhão de mulheres em 2023, ante 363 mil homens, segundo o mesmo boletim do governo.
“Acreditamos na diversidade e na importância da representatividade em todos os níveis. Valorizamos a força e o talento que as mulheres fazem para o ambiente de trabalho”, afirma a analista de Recursos Humanos do Grupo Tapajós, Michele Januário.

Equidade importa
Na companhia, composta por cerca de dois mil colaboradores, 58,24% do quadro funcional é composto por mulheres. O número representa uma equidade de gênero importante na empresa, com destaque para elas como maioria. Percentualmente, os homens são 41,76%.
“Desde o recrutamento e seleção, buscamos sempre manter a equidade de gêneros. Temos o orgulho de contar com muitas mulheres incríveis em cargos estratégicos e operacionais, que contribuem diariamente para a construção de uma empresa mais forte, justa e humana”, comenta Michele.
A presença feminina está tanto nas lojas e nos setores operacionais, como nas funções de liderança do Grupo, onde elas compõem ampla maioria. Segundo dados disponibilizados pelo RH, 82,9% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres.
A gerente de distribuição da empresa, Vanessa Leal, diz que o mundo corporativo ainda enfrenta desafios significativos para a busca pela equidade feminina. Ela ocupa um dos cargos centrais no Grupo Tapajós, cuja atividade principal é justamente a distribuição.
“No setor farmacêutico, vemos cada vez mais mulheres em diferentes cargos, mas ainda enfrentamos a realidade de uma baixa presença em posições de liderança. Na Tapajós, encontro um ambiente favorável para a gestão e o desenvolvimento de pessoas, além de um relacionamento sólido com os clientes. Assim, vamos, pouco a pouco, quebrando as barreiras ainda impostas pelo mercado.”, comenta.

Foto: divulgação

Leia também