EM BARCELOS, GOVERNO DO AMAZONAS AMPLIA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COM INAUGURAÇÃO DE NÚCLEO DA UEA

Um novo núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi inaugurado, na manhã deste domingo (1º/02), pelo Governo do Amazonas. A unidade tem capacidade para atender 600 alunos e dispõe de salas modernas, biblioteca e laboratórios equipados. A iniciativa amplia o acesso da população ao ensino superior no interior do estado.

“Hoje é um dia de realização para a Universidade do Estado do Amazonas. Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas, trazendo educação, mais cursos e melhorando as condições para a população do estado”, destacou a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Três cursos já estão em andamento no núcleo, todos oferecidos na modalidade presencial mediado por professores à distância. A unidade tem capacidade para ofertar até quatro cursos por turno, condicionados à realização de estudos de viabilidade técnica e financeira.

O curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar tem 29 alunos ativos, com previsão de encerramento em 2028. A Licenciatura em Letras – Língua Inglesa reúne 19 estudantes, com conclusão prevista para 2027. Já a Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa tem 30 alunos ativos, com previsão de encerramento em 2028.

Suelany Freitas, de 32 anos, é aluna do curso de Gestão Hospitalar. Para ela, ter um espaço moderno e equipado para estudar vai fazer toda a diferença. “Esse espaço representa dignidade para nós, alunos. Agora vamos ter um espaço moderno, salas amplas, um refeitório. É uma conquista muito grande para o município de Barcelos”, ressaltou a aluna.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Estrutura

A unidade é composta por um miniauditório, biblioteca, quatro salas de aula, sendo duas equipadas com Sistema Presencial Mediado por Tecnologia, recepção, três salas administrativas, laboratório de informática, laboratório padrão e Centro de Processamento de Dados (CPD).

O espaço também possui dois depósitos de material de limpeza, área destinada ao lixo, dois banheiros (masculino e feminino), cozinha com despensa, cantina e área de convivência, garantindo condições adequadas para o funcionamento acadêmico e administrativo.

Para manter o funcionamento da unidade acadêmica, está prevista uma equipe formada por 25 profissionais, incluindo uma gerente, dez servidores técnico-administrativos, quatro agentes de portaria, quatro agentes de conservação e seis professores, quantitativo que poderá variar conforme o número de cursos ofertados via Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

Leia também

Leave a Comment