EM BUSCA DE FÔLEGO, ATLÉTICO MINEIRO ENCARA O INDEPENDIENTE DEL VALLE NA SEMIFINAL DA SUL-AMERICANA

Com momentos opostos na temporada, mas com o mesmo objetivo, Atlético Mineiro (MG) e Independiente del Valle iniciam nesta terça-feira (21), às 21h30 (Horário de Brasília), a disputa por uma vaga na final da Copa Sul-Americana. O jogo de ida será no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, na região metropolitana de Quito, no Equador.

O Galo chega ao duelo tratando a competição continental como sua última e grande esperança de título e uma vaga na Libertadores 2026.

Enquanto isso, o Independiente del Valle, líder absoluto do Campeonato Equatoriano, vive uma fase vitoriosa e busca seu terceiro título na Sula.

(Foto: Reprodução)

O Último Brasileiro na Disputa

O Atlético-MG carrega nas costas a responsabilidade de ser o único representante brasileiro nas semifinais. Dos sete clubes do país que começaram a fase de grupos, apenas o Galo resistiu.

A equipe mineira, no entanto, carrega um retrospecto negativo: é a única das quatro semifinalistas que nunca levantou a taça da Sul-Americana.

O Independiente, por sua vez, é bicampeão, com o título mais recente em 2022. A última conquista de um time brasileiro na competição foi em 2021, com o Athletico Paranaense.

(Foto: Reprodução)

Após a conquista do Campeonato Mineiro, o galo foi eliminado nas quartas da Copa do Brasil e não engrena no Brasileirão, onde está perigosamente próximo à zona de rebaixamento. A derrota para o Corinthians no último sábado (18), pela Série A, escancarou a fase instável.

Ciente da importância do duelo continental, o técnico Jorge Sampaoli poupou titulares no fim de semana e deve lançar mão de um time bastante físico para enfrentar o desafio extra: a altitude de mais de 2800 metros em Quito.

O artilheiro da temporada, Hulk, com 16 gols, é uma das esperanças para buscar um resultado positivo fora de casa.

Para o jogo, Sampaoli não poderá contar com o volante Fausto Vera, suspenso. Igor Gomes é o cotado para substituí-lo. Há, porém, uma boa notícia: o volante Alexsander está recuperado de lesão e volta a ficar à disposição.

Enquanto o Galo patina, o Líder do Campeonato Equatoriano tem 15 pontos de vantagem para o segundo colocado, o time chega embalado por três vitórias seguidas como visitante.

Assim como Sampaoli, o treinador Javier Rabanal também poupou peças-chave no fim de semana, visando este confronto.

Nas quartas de final, o time equatoriano mostrou sua fibra ao ser derrotado por 2 a 0 pelo Once Caldas em casa e virar o placar na Colômbia, classificando-se nos pênaltis.

O ataque é seu principal trunfo, com a dupla argentina Michael Hoyos e Claudio Spinelli, artilheiro do nacional com 17 gols. Juntos, os dois marcaram 42 dos 85 gols da equipe na temporada.

O único desfalque importante da equipe é o meia Juan Cazares, ex-Atlético-MG, que está lesionado.

Retrospecto e Decisão

As equidades já se enfrentaram na fase de grupos da Libertadores 2022. Na ocasião, o Atlético-MG venceu por 3 a 1 em Belo Horizonte e empatou em 0 a 0 no Equador.

O vencedor desta semifinal enfrentará na final o time que passar pelo duelo entre Lanús (ARG) e Universidad de Chile (CHI).

A decisão do título será em jogo único no dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai. O campeão, além do troféu, garante US$ 6,5 milhões e vaga na fase de grupos da Libertadores 2026.

Escalações Prováveis:

  • Independiente del Valle: Guido Villar; Matías Fernández, Richard Schunke, Andy Velasco e Gustavo Cortéz; Jordy Alcívar, Patrick Mercado, Sornoza e Darwin Guagua; Michael Hoyos e Claudio Spinelli. Técnico: Javier Rabanal.
  • Atlético-MG: Everson; Saravia, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Bernard; Dudu e Rony. Técnico: Jorge Sampaoli.

A partida de volta está marcada para a próxima terça-feira (28), na Arena MRV, em Belo Horizonte.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment