A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), promove, entre os dias 22 e 25 de outubro, o II Seminário de Arqueologia: Patrimônio, Legislação e Pesquisas. O evento, coordenado pela Prof.ª Dra. Clarice Bianchezzi, é uma realização do curso de Bacharelado em Arqueologia – oferta especial, e visa ampliar o debate sobre o patrimônio arqueológico, a legislação vigente e as pesquisas desenvolvidas na região amazônica.
Entre os principais temas abordados estarão a legislação arqueológica, arqueologia amazônica, arqueobotânica, arqueologia experimental, além de minicursos sobre cerâmica arqueológica e arte rupestre, que terão atividades práticas com experimentação de pigmentos e materiais. Também participarão professores e arqueólogos de instituições como a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos).
A programação inclui mesas temáticas, conferências, minicursos, oficinas e exposições, voltadas à troca de conhecimento e à divulgação de pesquisas desenvolvidas na área. Entre os destaques estão as mesas de Arqueologia Amazônica, Arqueologia Experimental, Legislação e Pesquisas Arqueológicas e Arqueologia Indígena, que reunirão profissionais de diferentes regiões do Brasil e pesquisadores indígenas convidados.
De acordo com a coordenadora do evento, Prof.ª Dra. Clarice Bianchezzi, a segunda edição do Seminário tem papel fundamental na formação inicial dos futuros arqueólogos e na integração da comunidade acadêmica com o tema da arqueologia. “O evento aproxima os alunos e a sociedade das pesquisas que vêm sendo realizadas no estado do Amazonas, destacando a importância da produção e socialização de conhecimento sobre os bens arqueológicos e os povos originários que os produziram ao longo do tempo”, destacou.
Além das atividades acadêmicas, o público poderá visitar exposições de vestígios arqueológicos estudados no curso de Arqueologia do Cesp/UEA e uma mostra de réplicas impressas em 3D, que representam parte do acervo utilizado em sala de aula e nas pesquisas locais.
Confira a programação: