Nesse domingo (16), a cerimônia do BAFTA, conhecida como o “Oscar britânico”, premiou o filme francês “Emilia Pérez” como Melhor Filme em Língua Não Inglesa. A produção derrotou o longa brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, além de concorrentes como “Tudo Que Imaginamos Como Luz” (Índia), “Kneecap” (Irlanda) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha). A premiação destacou ainda a atriz Zoe Saldaña, que levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em “Emilia Pérez”.
A vitória de “Emilia Pérez” ocorre em meio a controvérsias envolvendo sua protagonista, Karla Sofía Gascón. A atriz foi alvo de críticas por postagens de cunho racista e xenofóbico feitas entre 2020 e 2021 na rede social X (antigo Twitter). Gascón tentou se desculpar publicamente, mas suas declarações foram interpretadas como defensivas e, em alguns momentos, como ataques aos críticos. Devido ao escândalo, a atriz foi retirada da campanha de promoção do filme, conforme relatado pelo Hollywood Reporter. Em nota, Gascón afirmou que decidiu se afastar para permitir que o filme fosse apreciado pelo seu conteúdo, desculpando-se por eventuais ofensas causadas.
Enquanto isso, o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” segue em destaque no cenário internacional. O longa, que revive a história real de Eunice Paiva, mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, recebeu três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional. A premiação acontecerá no dia 2 de março e será transmitida pela Globo.
No início de janeiro, Fernanda Torres já havia feito história ao vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, tornando-se a primeira brasileira a conquistar o prêmio na categoria. Além disso, “Ainda Estou Aqui” foi premiado como Melhor Filme Ibero-americano no Goya, principal premiação do cinema espanhol.
A disputa entre “Emilia Pérez” e “Ainda Estou Aqui” reflete a relevância do cinema internacional em grandes premiações, ao mesmo tempo em que evidencia os desafios enfrentados por produções que lidam com polêmicas envolvendo seus protagonistas. Enquanto o filme francês celebra sua vitória no BAFTA, o longa brasileiro mantém o foco na campanha rumo ao Oscar, representando o cinema nacional em um dos maiores palcos do mundo.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ