Com uma preparação intensa ao longo do ano, cerca de 908 estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da capital e do interior, participaram, neste domingo (26/10), do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame avalia o desempenho dos concluintes de cursos de graduação em todo o país, considerando tanto a dimensão teórica quanto a prática pedagógica. O resultado também contribui para o conceito dos cursos e da instituição.
Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, a expressiva participação dos alunos reafirma o compromisso da universidade com a formação de professores qualificados. “Esse momento representa o resultado de um trabalho conjunto entre alunos, docentes e equipes pedagógicas, que se dedicaram intensamente. Estamos confiantes de que nossos acadêmicos farão uma excelente prova e continuarão levando o nome da UEA com orgulho e excelência”, destacou o reitor.
Durante a manhã de domingo, a gestão superior, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), realizou a entrega de um lanche reforçado aos alunos, nas escolas. A ação teve como objetivo oferecer suporte e incentivo aos participantes durante o exame. Além da merenda, os estudantes também receberam um kit com bolsa, caneta esferográfica, barra de cereal e água.
Apoio aos acadêmicos
Mesmo com o nervosismo natural do momento, o acadêmico de Educação Física Kennedy Gomes afirmou sentir-se preparado para demonstrar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. O estudante destacou que o kit entregue pela UEA funcionou como um incentivo e que o curso promoveu um simulado preparatório para reforçar os conteúdos e treinar os alunos para a prova.

“O curso de Educação Física fez um simulado com os alunos para estimular uma situação real de prova e tirar possíveis dúvidas. Vi um cuidado e uma contribuição ativa dos professores e da coordenação com os alunos que iriam realizar o Enade”, comentou Kennedy.
No interior, a preparação e o suporte também foram destaque. O aluno Ronison Souza, do curso de História do Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest) da UEA, contou que a preparação envolveu revisões temáticas e equilíbrio entre estudos, trabalho e descanso.
“A UEA, sobretudo o Centro de Estudos Superiores de Tefé, teve um papel fundamental no meu processo de ensino e aprendizado. Os professores sempre se mostraram muito comprometidos, oferecendo uma formação sólida e crítica. As atividades acadêmicas, seminários e projetos desenvolvidos ao longo do curso foram essenciais para meu amadurecimento intelectual e para a segurança que sinto agora”, afirmou.
Enamed
No último domingo (19/10), estudantes de Medicina da UEA participaram do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Inep em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O exame tem como objetivo avaliar a formação médica e unificar os critérios de avaliação do Enade e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
Cerca de 113 concluintes do curso de Medicina da UEA realizaram o exame. A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, acompanhou a chegada dos estudantes, participou da entrega dos kits e ofereceu suporte necessários aos acadêmicos. “A participação dos nossos alunos no Enamed é um reflexo do compromisso da UEA em oferecer uma formação médica de excelência. Estivemos ao lado dos estudantes nesse momento importante, mostrando todo nosso apoio para que pudessem realizar a prova com confiança”, reforçou a vice-reitora.


