Brasil – A reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorre nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) para participantes que tiveram problemas logísticos no dia do exame ou foram acometidos por doenças infectocontagiosas previstas em edital.
Também participam da reaplicação candidatos que não puderam realizar a prova nas datas regulares em municípios específicos do Pará e no Paraná.
Sobre o Enem 2025
As provas regulares do Enem 2025 foram aplicadas nos dias 9 e 13 de novembro. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação ocorreu de forma excepcional nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, após adiamento motivado pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), na capital paraense.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os pedidos de reaplicação foram feitos pela Página do Participante e analisados individualmente.
Apenas os candidatos que tiveram a solicitação aprovada podem participar, realizando somente a prova correspondente ao dia em que não conseguiram comparecer na aplicação regular.
Sobre a Reaplicação
A dinâmica da reaplicação segue o mesmo padrão do exame regular. Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30.
Nesta terça, os participantes fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com término previsto para as 19h, podendo haver acréscimo de uma hora para quem teve tempo adicional aprovado.
Na quarta-feira (17), será reaplicada a prova de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Neste dia, o exame se encerra às 18h30. Os locais de prova e demais orientações estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição.
Quem Participa da Reaplicação
O edital do Enem 2025 prevê a reaplicação para candidatos afetados por problemas logísticos, como falhas de energia elétrica, erros de procedimento ou desastres naturais que comprometam a aplicação.
O benefício também se estende a participantes acometidos por doenças infectocontagiosas, entre elas covid-19, influenza A e B, sarampo, rubéola, varicela (catapora), meningites, tuberculose e varíola dos macacos (monkeypox).
Também têm direito à reaplicação inscritos impactados por desastres naturais, como os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, atingidos por um tornado em novembro de 2025, um dos mais intensos já registrados no estado.
Enem PPL
Nas mesmas datas, o Inep aplica o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2025.
As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e são realizadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados e pelo Distrito Federal.
Com informações da Agência Brasil*
