EUA SUSPENDEM EMISSÃO DE VISTOS PARA BRASILEIROS E CIDADÃOS DE OUTROS 75 PAÍSES A PARTIR DE 21 DE JANEIRO

(Foto: Reprodução)

O governo dos Estados Unidos vai suspender, a partir do dia 21 de janeiro, a emissão de vistos para cidadãos do Brasil e de outros 75 países. A informação consta em um memorando do Departamento de Estado enviado a funcionários consulares e revelado pela emissora norte-americana Fox News nesta quarta-feira (14).

A decisão tem caráter administrativo e, segundo autoridades americanas, visa revisar as diretrizes atuais de concessão de vistos.

Medida atinge 75 países

Em confirmação, o Departamento de Estado informou que a suspensão atinge, ao todo, 75 países, sem detalhar oficialmente quais nações estão incluídas.

No entanto, de acordo com a Fox News, além do Brasil, a lista cita países como Rússia, Irã, Iraque, Afeganistão, Egito, Nigéria, Tailândia, Somália e Iêmen, entre outros.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggot, a medida tem como objetivo impedir a entrada de estrangeiros que possam se tornar “encargo público” nos Estados Unidos.

“A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos”, afirmou o porta-voz.

O memorando orienta funcionários consulares a adotar critérios mais rigorosos na análise de pedidos, levando em conta fatores como idade, estado de saúde, situação financeira, proficiência em inglês e a possibilidade de o solicitante vir a depender de benefícios sociais ou de cuidados médicos de longo prazo.

A suspensão deve permanecer em vigor até que todas as diretrizes sejam reavaliadas. Até o momento, não há prazo oficial para a normalização da emissão de vistos.

No último dia 12, o perfil oficial do Departamento de Estado na rede social X comemorou a revogação de aproximadamente 100 mil vistos considerados irregulares e reforçou que o governo seguirá com deportações para “manter a América segura”.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que não havia sido oficialmente notificada sobre a nova restrição. O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) também não se manifestou até o momento.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment