O Governo do Amazonas vai iniciar, neste primeiro semestre de 2026, as obras de construção das unidades habitacionais do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Também faz parte do pacote previsto, a construção do novo Mercado Municipal e o Espaço Comunitário, local que vai abrigar serviços e atividades voltadas à promoção da cidadania.
As ações são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e integram um conjunto de investimentos estruturantes voltados à melhoria da qualidade de vida da população.
De acordo com o cronograma, a publicação do edital de licitação das obras está prevista para final de fevereiro. A assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço para início das obras devem ocorrer até o final de maio.
Enquanto isso, segue com celeridade a fase de obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água e esgoto, conforme ressalta o secretário da Sedurb e a UGPE, Marcellus Campêlo.
“A cidade já está recebendo água de qualidade desde o ano passado, com a entrega da primeira fase da obra, durante o Festival de Parintins. As obras que estão sendo feitas são para ampliar a capacidade da rede, para garantir abastecimento 24h, mesmo se houver interrupção de energia. Quanto à rede de esgoto, estamos também com as obras avançadas”, afirmou.
Os investimentos que vêm sendo realizados em Parintins, o maior volume já registrado no interior do Estado, disse ele, reforçam o compromisso do Governo do Amazonas com o município.


“O Prosai Parintins é um programa transformador, que vai muito além do saneamento. Estamos falando de habitação, geração de renda, fortalecimento da economia local e inclusão social. Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso à infraestrutura de qualidade e a espaços que promovam desenvolvimento e cidadania”, destacou Marcellus Campêlo.
Na área habitacional, o Prosai Parintins contempla, nesta etapa inicial, a construção de 248 unidades, do total de 504 previstas no programa. Os apartamentos terão 50,33 metros quadrados, com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro, varanda e vaga de estacionamento. As unidades são adaptadas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e contarão com infraestrutura moderna e urbanismo planejado.
As moradias beneficiarão as famílias em situação de vulnerabilidade social, dentro do perímetro das obras, promovendo mais segurança, dignidade e melhores condições de vida. As famílias receberão a titularidade do imóvel no momento da entrega das chaves.
Novo Mercado e Espaço Comunitário
O novo Mercado Municipal de Parintins será implantado na avenida José Esteves, em um terreno com área total de 2.519,20 metros quadrados. Contará com área construída de 1.842,88 m², incluindo o prédio principal do Mercado da Francesa, com 1.655,45 m², além de edificações anexas destinadas a blocos de serviços, depósitos de resíduos e de gás.
Segundo Marcellus Campêlo, a nova estrutura deverá impulsionar a economia local e garantir melhores condições para a manipulação segura de alimentos pelos permissionários, beneficiando diretamente a população.
“O novo Mercado Municipal foi projetado para atender permissionários do Mercado da Francesa, da Feira do Bagaço e ambulantes que atuam no entorno, fortalecendo as atividades comerciais, fomentando a produção local e gerando novas oportunidades de renda. A estrutura contará, ainda, com um reservatório de água em estrutura metálica, com capacidade de 52,12 metros cúbicos, garantindo suporte adequado ao funcionamento do espaço”, explicou.
Outro equipamento institucional previsto pelo Prosai Parintins é o Espaço Comunitário, que será implantado na Rua Paraíba, em um terreno de 1.111,06 m². A edificação terá área construída de 398,02 m² e caráter multifuncional, destinada a serviços e atividades voltadas à promoção da cidadania. O espaço também funcionará como Escritório de Apoio Local (ELO) da UGPE, para atendimento à população.