Um russo de 88 anos, que ganhou fama local por construir sua própria aeronave, morreu após tentar decolar em um helicóptero caseiro.
O homem, morador do distrito de Omutninsky, na região de Kirov, no oeste da Rússia, tentou voar na aeronave construída por ele mesmo na quinta-feira (31), informou o Gabinete do Promotor de Transportes da Região do Volga em um comunicado à imprensa na sexta-feira (1º).
No entanto, o helicóptero se autodestruiu durante a decolagem, acrescentou.
Serviços de emergência informaram à agência de notícias estatal russa RIA Novosti que durante a partida do motor, as pás do rotor principal se soltaram. Isso causou ferimentos ao piloto.
O homem foi levado ao Hospital Distrital de Omutninsky, segundo a promotoria regional de transportes. No entanto, ele morreu horas depois, informou a RIA Novosti.
O veículo não estava registrado e as circunstâncias do incidente estão sendo investigadas, acrescentou o Ministério Público.
Um inventor ávido
A RIA Novosti identificou a vítima como Vladimir Trapeznikov, citando autoridades policiais.
Ele era um inventor autodidata que sonhava, quando criança, em se tornar piloto, de acordo com a mídia local e canais de mídia social.
Embora tenha se tornado motorista de uma empresa madeireira, ele ganhou fama local por construir máquinas voadoras.
Pilotar com sucesso um avião caseiro o levou a aparecer em um curta-metragem no cinema “Panorama” e no noticiário de TV em 1985, de acordo com a RIA Novosti.
Trapeznikov fabricou um total de cinco aeronaves, segundo relatos, morrendo após tentar lançar sua última criação.
Ele não é a primeira pessoa a tentar voar em uma aeronave de sua própria fabricação.
Um homem no Reino Unido passou seu tempo livre durante a pandemia do coronavírus construindo um avião em seu jardim para sua família.
Um homem etíope passou 10 anos pesquisando, usando manuais de aviação e tutoriais do YouTube, e quase dois anos construindo um avião faça-você-mesmo para voar para seu próprio casamento em 2015.
CNN BRASIL*