Quase 7.500 usuários do SUS foram atendidos pelos profissionais do HUGV ao longo de 2025 com foco na recuperação de funções essenciais da vida humana: engolir com segurança, falar com clareza, respirar adequadamente, comunicar-se com autonomia e ouvir com qualidade
Manaus (AM) – Dezembro é um mês importante para a Fonoaudiologia, ciência da saúde que estuda, pesquisa, previne, avalia e trata todos os aspectos da comunicação humana. No Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-UFAM), da Rede Ebserh, o Serviço de Fonoaudiologia realiza cuidado especializado de média e alta complexidade para restaurar segurança, funcionalidade e qualidade de vida, computando, ao logo de 2025, um total de 4.212 pacientes internados atendidos, além de 3.195 usuários em ambulatório.
“Atuamos diariamente no cuidado de pacientes com condições clínicas e cirúrgicas complexas. Com três profissionais, nosso foco é recuperar funções essenciais da vida humana: engolir com segurança, falar com clareza, respirar adequadamente, comunicar-se com autonomia e ouvir com qualidade. Tudo com base em ciência, acolhimento e integração multiprofissional”, destaca Márcia Pastor, fonoaudióloga do HUGV-UFAM/Ebserh.
A especialista detalha a complexidade do cuidado em saúde do profissional de Fonoaudiologia no Hospital Universitário: “Ajudamos nossos pacientes na deglutição e na alimentação segura, com funções orofaciais, mastigação e controle da saliva; na recuperação da voz e da fala; e no manejo técnico especializado de traqueostomizados. Atuamos, ainda, nas enfermarias, na UTI e no pré e pós-operatório. Também realizamos atendimentos no Ambulatório Interno de Fonoaudiologia. Os atendimentos ambulatoriais são destinados exclusivamente aos pacientes do próprio HUGV, mediante encaminhamento interno”.
O HUGV realiza exame de Videoendoscopia da Deglutição (VED), em parceria com o Serviço de Otorrinolaringologia, permitindo observar a deglutição em tempo real, identificar riscos de aspiração e orientar de forma precisa a dieta e o tratamento fonoaudiológico, especialmente em casos de alta complexidade. Já com o Serviço de Audiologia, realiza exames essenciais para diagnóstico e acompanhamento pré e pós-operatório de cirurgias otológicas.
Evento
Com o objetivo de valorizar a atuação profissional e ampliar o conhecimento da comunidade sobre o papel essencial da Fonoaudiologia na promoção da saúde, o Hospital Universitário Getúlio Vargas realiza, amanhã, dia 10, no Hall Central da instituição, uma ação em Alusão ao Dia do Fonoaudiólogo. A atividade é realizada pelo Serviço de Fonoaudiologia da Unidade Multiprofissional do HUGV-UFAM/Ebserh e tem o apoio da Liga Acadêmica de Fonoaudiologia do Amazonas.
A programação conta com minipalestras temáticas, conduzidas por acadêmicas do curso de Fonoaudiologia, além de demonstrações práticas, exposição de materiais educativos e atividades interativas de conscientização em saúde. Profissionais, estudantes, pacientes, acompanhantes e toda a comunidade que circula pelo Hospital Universitário poderão participar, tirar dúvidas e conhecer mais sobre a atuação do fonoaudiólogo em diferentes cenários. A atividade reforça o compromisso do HUGV-UFAM/Ebserh com a educação em saúde, a integração multiprofissional e a valorização das categorias profissionais da instituição.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
