Mundo – A acusação de racismo feita por Vinícius Júnior durante a partida entre Benfica e Real Madrid repercutiu em Portugal e foi tema de debate em programa da CNN Portugal.
No confronto válido pelo jogo de ida dos playoffs da Champions League, disputado no Estádio da Luz, o atacante brasileiro marcou o primeiro gol da partida aos cinco minutos do segundo tempo. Após balançar as redes, comemorou com uma dança próxima à bandeirinha de escanteio.
Na sequência, segundo relato do jogador, o meia argentino Gianluca Prestianni teria proferido ofensas racistas. O atleta do Benfica apareceu cobrindo a boca com a camisa enquanto falava em direção ao brasileiro. Vinícius procurou o árbitro François Letexier, que fez o gesto de “X” com os braços, acionando o protocolo antirracismo da Uefa.
O episódio foi analisado por comentaristas portugueses. Durante o programa, o jornalista Jorge Baptista questionou a recorrência de casos envolvendo o atacante e afirmou que não seria possível confirmar o teor do que foi dito em campo. Segundo ele, não há como afirmar a existência de injúria racial apenas com base na versão apresentada.
*fonte: portal tucumã