Amazonas e Nacional entram em campo no próximo domingo (8), às 17h, na Arena da Amazônia, para disputar a final do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2026. As equipes chegam à decisão sem derrotas e repetem o confronto da final geral da temporada passada, em um duelo que vale o título da etapa e vaga na final do campeonato, além da classificação para competições nacionais em 2027.
O desempenho das duas equipes explica a presença na decisão. Em cinco partidas disputadas, Amazonas e Nacional somam três vitórias e dois empates cada. A Onça lidera o ranking ofensivo da competição, com nove gols marcados, enquanto o Leão da Vila Municipal apresenta a defesa menos vazada, com apenas dois gols sofridos.
Os dois finalistas também contam com destaques individuais na artilharia. Pelo Amazonas, Ezequiel e Marcelo Cirino marcaram duas vezes cada. No Nacional, Hernane Brocador e Rafa Marcos também balançaram as redes em duas oportunidades. O quarteto tenta alcançar ou superar Léo Bahia, do Manaus, atual artilheiro do campeonato com três gols.
No histórico do confronto, Amazonas e Nacional já se enfrentaram 14 vezes. O Aurinegro leva vantagem, com seis vitórias, contra duas do Nacional, além de seis empates. O encontro mais recente ocorreu nesta edição do estadual e terminou em igualdade por 1 a 1, no estádio Ismael Benigno, a Colina.
Já o último duelo entre as equipes na Arena da Amazônia ficou marcado pela final do Barezão de 2025, quando o Amazonas venceu por 2 a 1 e conquistou o segundo título estadual de sua história. Rodrigo Varanda e Diego Zabala marcaram para a Onça, enquanto Vinícius Balotelli descontou para o Nacional.
*Fonte: portal tucumã