Manaus (AM) – Mais de 48 mil estudantes participaram das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), neste domingo (26). As avaliações foram realizadas simultaneamente em Manaus e nos 61 municípios do interior, marcando mais uma etapa do processo que seleciona alunos para o ensino superior público no estado.
O exame ocorreu em 167 locais, sendo 76 na capital e 91 no interior, com candidatos das três etapas do sistema. Ao todo, o SIS oferece 2.254 vagas, divididas entre 1.179 para Manaus e 1.075 para o interior. Os portões abriram ao meio-dia e fecharam às 12h50 (horário de Manaus). As provas foram aplicadas das 13h às 18h.
Nesta segunda (27) e terça-feira (28) será a vez dos candidatos do Vestibular 2025, que também concorrem a vagas na UEA.
Interiorização e novos cursos
De acordo com o pró-reitor de Interiorização da UEA, Valber Martins, o SIS reforça o compromisso da instituição com a expansão do ensino superior em todas as regiões do Amazonas.
“Este ano temos o novo curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, ofertado em Itacoatiara e Parintins, com 30 vagas em cada. É uma conquista importante e mostra que a universidade acompanha as demandas tecnológicas e educacionais do nosso tempo”, afirmou.
O diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Jonas Oliveira, destacou o trabalho logístico necessário para aplicar as provas em todo o estado.
“As provas chegam inclusive a comunidades indígenas mais distantes, como Belém do Solimões, em Tabatinga. A operação envolve transporte aéreo, terrestre e fluvial, com monitoramento via GPS para garantir segurança em todas as etapas”, explicou.
Histórias de quem sonha com a universidade
Entre os milhares de candidatos estava Thaís Gabrielly, de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio. Ela fez a prova da Etapa II na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) e sonha com uma vaga no curso de Enfermagem.
“Estou confiante. O curso de Enfermagem é o que eu realmente quero. O Pré-Vest da UEA me ajudou bastante na preparação”, contou.
A mãe de Thaís, Tatiana Souza, professora de educação infantil, acompanhou a filha e destacou a importância do apoio familiar.
“Sempre incentivamos nossa filha a estudar e buscar o melhor para o futuro. É um orgulho vê-la determinada e dedicada”, disse.
Abstenção e divulgação de resultados
A UEA registrou 5.983 abstenções durante o SIS, o que representa 12,28% do total de inscritos.
O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (29), a partir das 20h, no site da universidade. O resultado final, tanto do SIS quanto do Vestibular 2025, será publicado em 5 de dezembro, junto com o Edital de Matrícula.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
