MANAUS INICIA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NA SEGUNDA (3) COM 300 MIL DOSES

A campanha de vacinação contra a Influenza terá início na próxima segunda-feira (3) e seguirá até 28 de fevereiro de 2026, em Manaus. O primeiro lote, com 300 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, já chegou à capital e será distribuído às unidades de saúde até sexta-feira (31).

O público-alvo abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos e outros 17 grupos prioritários. A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, destacou que a estratégia segue orientações do Ministério da Saúde para proteger os grupos mais vulneráveis.

“A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a influenza, pois garante imunidade no período de maior circulação do vírus, reduzindo o risco de agravamento, internações e óbitos”, afirmou.

Entre os públicos contemplados estão também: puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente, portadores de comorbidades, caminhoneiros, integrantes das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo percurso, portuários, funcionários dos Correios, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.

As metas da Semsa incluem vacinar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, alcançando 90% de cobertura nesses grupos, além de atingir 306.249 pessoas dos demais públicos.

A vacina utilizada é a Influenza Trivalente, que protege contra as cepas A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria). A aplicação é contraindicada apenas para menores de 6 meses e pessoas que apresentaram reação anafilática grave a doses anteriores.

A rede municipal contará com 174 salas de vacinação, além de ações itinerantes em áreas de difícil acesso e atendimento domiciliar para acamados. Para receber a dose, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde e comprovante de inclusão no grupo prioritário.

Leia também

Leave a Comment