Manaus receberá de 18 a 21 de agosto, uma delegação internacional composta por representantes de 16 países da América Latina e do Caribe, que estarão reunidos para trocar experiências e conhecer de perto como funciona a alimentação escolar no contexto amazônico.
O encontro regional conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Manaus (Semed), da Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar do Governo do Amazonas (Seduc) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A missão visa fortalecer as capacidades de gestores e profissionais responsáveis por estes programas na região.
Sobre a Programação

A agenda conta com visitas à Creche Municipal Profª Libânea Theodora Rodrigues Ferreira, à Escola de Tempo Integral Bilíngue Djalma Batista, ao centro de distribuição de alimentos da Semed, e inclui diálogos com agricultores indígenas.
Os participantes também vão conhecer a experiência da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa), e dialogar com representantes do Conselho de Alimentação Escolar de Presidente Figueiredo-AM, onde 100% dos recursos repassados para a alimentação escolar são utilizados na compra de produtos da agricultura familiar.
Entre os países participantes estão:
- Belize;
- Brasil;
- Chile;
- Colômbia;
- Costa Rica;
- Cuba;
- El Salvador;
- Equador;
- Guatemala;
- Honduras;
- Paraguai;
- República Dominicana;
- São Cristóvão e Névis;
- Santa Lúcia;
- Suriname;
- Uruguai;
O encontro acontece em um contexto marcado por dados publicados recentemente pelas Nações Unidas que indicam a redução da fome e da insegurança alimentar na América Latina e no Caribe nos últimos três anos.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ