A cidade de Manaus foi eleita, por 49 votos contra 9, para sediar a 36ª Conferência Anprotec, o principal evento do setor de empreendedorismo e inovação no Brasil. O evento, previsto para ocorrer em 2026, será coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fundação Paulo Feitoza (FPF TEch).
A escolha aconteceu nesta terça-feira (14/10), durante a 36ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada em Foz do Iguaçu (PR).
A UEA foi representada na reunião pelo Prof. Dr. Antônio Mesquita, diretor executivo da Agência de Inovação (Agin/UEA), que apresentou a UEA como candidata à sede da conferência, bem como das deliberações que definiram, entre outros temas, a anuidade de 2026, a entrada de novos associados e a escolha da cidade-sede da próxima conferência.
Prevista para ocorrer em junho de 2026, a 36ª Conferência Anprotec reunirá representantes de incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, universidades, empresas e governos de todo o país. O evento é um dos mais importantes espaços de troca de experiências e fortalecimento do ecossistema de inovação brasileiro.
Segundo o reitor da UEA, o Prof. Dr. André Zogahib, a realização da próxima edição, em Manaus, reforça o papel da universidade como protagonista na promoção da inovação e do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
“A escolha da UEA para sediar a 36ª Conferência Anprotec é motivo de grande orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica. Essa conquista ressalta o papel da universidade como referência em inovação , empreendedorismo e desenvolvimento sustentável na Amazônia, além de colocar o Amazonas no centro das discussões sobre o futuro do empreendedorismo e da tecnologia no Brasil”, destacou o reitor.
Para Antônio Mesquita, sediar a 36ª Conferência Anprotec é um marco histórico para a UEA e para o Amazonas. “É o reconhecimento do potencial inovador da nossa universidade e uma oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo a força do ecossistema de empreendedorismo e tecnologia da Amazônia.”