MP COBRA PREFEITURA DE MANAUS POR RISCO DE ACIDENTES COM CONTÊINERES

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação para apurar os impactos causados pelo trânsito intenso de veículos pesados, como carretas com contêineres, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus. O procedimento foi instaurado pela 62ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística.

Segundo o órgão, a circulação constante dessas carretas preocupa pela falta de segurança para moradores e motoristas, além de possíveis danos à infraestrutura viária do bairro, que fica em uma região estratégica próxima aos portos utilizados para abastecimento do Distrito Industrial.

O promotor Lauro Tavares determinou a alteração do objeto do Inquérito Civil nº 06.2025.00000069-4 para que sejam analisados dois aspectos principais: os riscos à segurança da população, como acidentes e problemas no trânsito local, e a concentração de veículos pesados nas vias de acesso aos portos, considerando a relevância logística da área.

Fonte: Diário Oficial do MPAM

A reportagem questionou o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) sobre as medidas adotadas para controlar o tráfego desses veículos no bairro. Entre os pontos levantados estão: se há fiscalização específica para carretas na área, estudos sobre impactos à infraestrutura viária, registro de acidentes envolvendo esses veículos e a existência de rotas alternativas ou restrições de horário para reduzir riscos à comunidade.

Até o fechamento desta matéria, o IMMU não havia respondido aos questionamentos.

Acidentes constantes

O acidente mais recente ocorrido no bairro aconteceu em março deste ano, quando uma carreta tombou ao tentar fazer uma curva no cruzamento entre a Avenida Rodrigo Otávio e a rua Desembargador Felismino Soares. O contêiner do veículo pesado tombou e ficou apoiado em um poste de energia e na placa de um posto de gasolina. Apesar do impacto, não houve feridos. O local já conhecido pelo histórico de tombamentos de carretas.

Outro acidente foi registrado no mês passado, no Porto Chibatão, quando uma pilha de contêineres desabou e atingiu uma cabine de caminhão. Um motorista que estava dentro da cabine escapou com vida.

 

 

*Fonte: Portal Tucumã

Leia também

Leave a Comment