NÍVEL DO RIO NEGRO ESTABILIZA EM MANAUS E INDICA FIM DA CHEIA

O nível do rio Negro permaneceu em 29,02 metros nesta terça-feira (1º), em Manaus, sinalizando uma possível estabilização após atingir a cota de inundação severa no último fim de semana. Essa é a segunda vez que o nível deixa de subir nos últimos dias — a primeira foi registrada no dia 25 de junho, seguida por uma nova elevação.

Segundo especialistas, essas pausas no ritmo de subida são sinais de que a cheia pode estar chegando ao fim. Desde as últimas semanas de junho, o rio vinha apresentando elevações mínimas, com apenas um centímetro de acréscimo por dia, até a recente paralisação.

O comportamento do rio segue a previsão do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que apontava para a superação da cota de inundação severa entre junho e julho, mas descartava a possibilidade de uma cheia histórica, como a registrada em 2021.

Leia também: Sargento Salazar será julgado por homicídio na próxima semana, diz deputado

Na calha do rio Solimões, que influencia diretamente o rio Negro em Manaus, já foram observadas quedas diárias no nível da água em Iquitos, no Peru. No território brasileiro, o nível também caiu em Tabatinga e se manteve estável em Coari.

A tendência de estabilização é acompanhada com atenção por órgãos ambientais e pela Defesa Civil, que continuam monitorando a situação e os impactos nas comunidades ribeirinhas.

 

 

AM POST*

Leia também

Leave a Comment