O senador Omar Aziz (PSD-AM) aparece como favorito na disputa pelo governo do Amazonas nas eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada pela Census Consultoria. O levantamento, realizado entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025, ouviu 2 mil eleitores em todas as regiões do estado.
No cenário geral, Omar Aziz lidera com 51% das intenções de voto, o que equivale a 66% dos votos válidos. O senador apresenta vantagem tanto no interior, onde alcança 68% das intenções, quanto na capital, onde registra 40%. Em segundo lugar está Maria do Carmo, com 26% no geral, o que representa 34% dos votos válidos. Ainda segundo o levantamento, 13% dos entrevistados disseram estar indecisos, enquanto 10% declararam que pretendem votar em branco ou nulo.
A pesquisa também avaliou cenários para as duas vagas ao Senado e apontou o senador Eduardo Braga em primeiro lugar, com 48% das intenções, o que corresponde a 54% dos votos válidos. O deputado federal Capitão Alberto Neto aparece em seguida, com 40% no geral, equivalente a 45% dos votos válidos. Wilson Lima surge com 32%, enquanto Plínio Valério tem 26%, Marcelo Ramos aparece com 18% e Marcos Rotta com 15%. Nesse cenário, 10% dos eleitores afirmaram que votarão em branco ou nulo, e 11% permanecem indecisos.
No quadro nacional, para a disputa presidencial de 2026, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera no Amazonas, com 34% das intenções de voto, o que equivale a 43% dos válidos. Em segundo lugar está a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que aparece com 28%, o que representa 35% dos válidos. Mais atrás aparecem Tarcísio de Freitas, com 7%, Ronaldo Caiado, com 5%, e Ratinho Jr., também com 5%. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 9% dos entrevistados não souberam responder.
O levantamento avaliou ainda a percepção da população em relação às gestões executivas. A administração do presidente Lula tem 40% de aprovação e 48% de desaprovação, enquanto 12% não souberam responder. Já o governador Wilson Lima conta com 38% de aprovação e 49% de desaprovação, com 13% de indecisos. Em Manaus, a gestão do prefeito David Almeida apresenta 33% de aprovação, 57% de desaprovação e 10% de entrevistados sem opinião formada.
Entre os principais problemas enfrentados pelo Amazonas, os entrevistados destacaram a violência e a segurança pública, citadas por 25% dos eleitores, seguidas por economia, inflação e desemprego, apontados por 15%. A saúde pública foi lembrada por 14% e as questões sociais também por 14%.
A pesquisa da Census Consultoria possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.