O mês de outubro marca a campanha Outubro Rosa, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de mama. Neste contexto, o deputado federal Fausto Júnior (União/AM) celebrou o anúncio do Ministério da Saúde, que vai garantir o acesso à mamografia a partir dos 40 anos no SUS, uma demanda defendida em seu Projeto de Lei nº 184/2025.
Essa conquista também foi fruto da Indicação nº 180/2025, de autoria do deputado Fausto Júnior, que solicitou formalmente ao Ministério da Saúde a antecipação da idade para a realização da mamografia no Sistema Único de Saúde.
Apesar do avanço, o deputado reforçou a necessidade de transformar a decisão administrativa em lei:
“Esse é um direito que vamos defender em nosso mandato, garantindo que o acesso à mamografia a partir dos 40 anos seja obrigatório por lei, independentemente de governo ou de decisão ministerial. Só assim teremos segurança jurídica e estabilidade para essa política de prevenção, que pode salvar milhares de vidas todos os anos”, afirmou Fausto Júnior.
O PL 184/2025 segue em tramitação na Câmara dos Deputados e faz parte da agenda prioritária do parlamentar para fortalecer as políticas públicas de saúde preventiva no Brasil.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e também o que mais causa mortes, com cerca de 37 mil casos por ano