O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Ouvidoria, realizou nesta quarta-feira, 10, mais uma edição da audiência pública “Rodas de Cidadania”, que neste ano trouxe o tema “Meio Ambiente em debate: participação popular e políticas públicas”. A iniciativa integra o Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), que este ano está completando 10 anos.
A iniciativa segue a orientação da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, a fim de contribuir com o fortalecimento de ações com aspecto pedagógico e fortalecer a participação social.
O conselheiro-ouvidor Mario de Mello ressaltou que o “Rodas de Cidadania” traz um espaço democrático para a participação popular, e ainda acrescentou o desejo de que “todos saiam mais conscientes e comprometidos com a defesa do meio ambiente e com políticas públicas capazes de garantir condições melhores de vida para as próximas gerações”.
Criado em 2018, o programa aproxima a população da Ouvidoria e do Poder Público, estimulando debates sobre assuntos relevantes, por meio de audiências públicas. Nesta edição, a escolha do tema ambiental se conecta à preparação do Brasil para sediar a COP-30, conferência global sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.
O encontro reuniu os cursistas do Profac, que tiveram um módulo completo sobre Controle Social e Meio Ambiente. Durante a roda, eles compartilharam experiências, apresentaram demandas e sugeriram soluções para o aprimoramento das políticas públicas.
Entre os pontos discutidos estavam a coleta adequada de resíduos sólidos, logística reversa, reciclagem, preservação da fauna e flora, redução de focos de incêndio e queimadas, além das políticas de conservação aplicadas pelo Estado e municípios.
A atividade contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas). A mediação foi feita pelas servidoras da Ouvidoria e da Escola de Contas Públicas (ECP), Izabel Signorini e Izabel dos Anjos.
Texto: Adríssia Pinheiro
Foto: Filipe Jazz
DICOM TCE-AM