Uma falha massiva nos serviços em nuvem da Amazon Web Services (AWS) provocou um apagão digital global nesta segunda-feira (20), afetando milhões de usuários e centenas de empresas ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
Plataformas populares como Mercado Livre, iFood, PicPay, Fortnite, Roblox, Snapchat e a própria Alexa ficaram instáveis ou saíram do ar.
Segundo a agência Reuters e o site de monitoramento Downdetector, mais de 500 empresas que hospedam seus serviços na AWS foram impactadas. O monitoramento chegou a registrar picos de mais de 4 milhões de relatos de problemas de usuários, número que subiu para 6,5 milhões.
Cronologia de uma pane

Os primeiros sinais de problema surgiram por volta das 4h11 (horário de Brasília), quando a nuvem começou a investigar aumento nas taxas de erro e latência em vários de seus serviços na região US-EAST-1, que abriga um grande complexo de datacenters no norte da Virgínia, nos Estados Unidos da América (EUA).
Por volta das 5h30, a empresa confirmou que o problema estava relacionado a taxas de erro significativas no DynamoDB, um banco de dados fundamental que serve de base para inúmeros aplicativos e serviços.
A falha criou um efeito cascata, derrubando plataformas que dependiam desse sistema.

Às 6h22, a AWS começou a aplicar correções, e por volta das 7h, alguns serviços começaram a se normalizar. No entanto, uma nova onda de instabilidades foi registrada no início da tarde, com picos de reclamações no Downdetector.
Serviços como iFood, Stone e OLX, que haviam se recuperado, voltaram a apresentar dificuldades para alguns usuários.
Às 12h08, a Amazon informou que a causa raiz estava na rede interna do EC2, seu serviço de servidores virtuais. A empresa implementou limitações na criação de novas instâncias para ajudar na recuperação do sistema.
Impacto no Brasil e no mundo

A lista de serviços afetados foi extensa e abrangeu diversos setores:
- Varejo e Finanças: Mercado Livre, Mercado Pago, PicPay, Venmo (PayPal), Chime, Robinhood e Coinbase.
- Entretenimento e Jogos: Prime Video, HBO Max, Fortnite (Epic Games), Roblox, Clash Royale, Clash of Clans, PlayStation Network e Xbox.
- Comunicação e Redes Sociais: Snapchat, Signal, Slack e Zoom.
- Aplicativos de Mobilidade: Lyft.
- Outros: Duolingo, Trello, Jira e a assistente virtual Alexa.
Este é o maior apagão digital desde o incidente global com a empresa de segurança CrowdStrike, em julho de 2024, que afetou aeroportos, hospitais e bancos em todo o mundo.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ