Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) efetuou, nesta segunda-feira (29), a prisão preventiva de um homem de 42 anos investigado por estupro de vulnerável contra duas irmãs, de 4 e 11 anos. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Em decorrência dos abusos, a criança mais velha acabou engravidando.
De acordo com a delegada Kassia Evangelista, adjunta da Depca, as investigações tiveram início após o Conselho Tutelar receber uma denúncia anônima informando que a menina de 11 anos estaria grávida após sofrer violência sexual praticada pelo companheiro de sua tia, responsável legal pelas crianças. A suspeita foi reforçada posteriormente por uma notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, indicando que a criança já havia iniciado acompanhamento pré-natal.
As vítimas foram encaminhadas à Depca, onde prestaram depoimento especial e relataram os abusos cometidos pelo homem, que convivia há mais de duas décadas com a tia das meninas. Embora não tivesse parentesco sanguíneo, o suspeito chegou a registrá-las como se fosse o pai biológico. Segundo a polícia, a irmã mais nova, de 4 anos, também foi vítima da violência.
Ainda conforme a delegada, a Polícia Civil apura uma possível omissão ou conivência da tia no caso. Ela tinha conhecimento da gravidez da criança, atualmente com cerca de 27 semanas, e a acompanhou em consultas médicas. Inicialmente, a mulher alegou que a gestação teria ocorrido após um suposto contato com outra criança da mesma idade, versão que foi descartada após o depoimento da vítima, que confirmou o envolvimento do tio.
O caso segue em investigação pelas autoridades e mais informações serão divulgadas em breve pela polícia civil.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
