Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, desembarcaram na noite desta quinta-feira (21) em Tabatinga, município a 1.114 quilômetros de Manaus, no Alto Rio Solimões. A agenda oficial prossegue nesta sexta-feira (22), quando as autoridades se deslocam para o Vale do Javari, em Atalaia do Norte, a 1.136 quilômetros da capital para uma série de compromissos institucionais com povos indígenas e autoridades locais.
Segundo o cronograma divulgado no site do STF, a programação terá início às 9h, com uma missão institucional na comunidade indígena Txexe Wassa. À tarde, às 13h45, Barroso e Benjamin participam de reunião com o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Linder Rojas de Paiva, na Câmara Municipal. Logo em seguida, às 14h, haverá encontro com lideranças indígenas da região, também na sede do Legislativo municipal.
A visita dos presidentes das duas cortes ocorre em uma das áreas mais sensíveis da Amazônia, marcada por desafios relacionados à proteção dos povos indígenas, combate a crimes transfronteiriços e à defesa do meio ambiente. O Vale do Javari abriga a segunda maior terra indígena do país, onde vivem povos isolados e de recente contato, sendo considerado estratégico para a garantia de direitos e a preservação cultural.
Em setembro, Barroso deixa a presidência do STF, que será ocupada pelo ministro Edson Fachin.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ