PRESOS ASSALTANTES QUE SE PASSAVAM POR PASSAGEIROS PARA ROUBAR ÔNIBUS EM MANAUS

Davi Silva Santos, de 22 anos, e Luiz Gustavo Pereira, de 21, foram presos nesta quarta-feira (06), por envolvimento em uma série de roubos a ônibus do transporte coletivo em Manaus.

A ação de apreensão foi realizada por meio do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurrc). Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), os furtos aconteciam especialmente nas zonas leste e oeste da cidade.

Os roubos ocorriam em horários de pico

De acordo com o delegado Charles Araújo, titular do Nurrc em informações dadas na coletiva de imprensa. os crimes ocorriam nos meses de junho e julho deste ano, principalmente em horários de pico, quando trabalhadores estão a caminho ou voltando do trabalho.

O grupo se passava por passageiros, embarcavam normalmente nos coletivos e, em seguida, anunciavam o assalto.

A maioria dos crimes foi cometida entre 5h e 6h da manhã ou entre 19h e 20h da noite, horários em que há maior circulação de pessoas nos ônibus.

(Foto: Reprodução / @delegado_charles / Instagram)

Após o roubo, os suspeitos costumavam fugir por áreas de mata próximas às rotas.A investigação teve início com o auxílio das câmeras de segurança instaladas nos transportes, que registraram as ações.

Com as imagens em mãos, a equipe da PC conseguiu identificar os suspeitos, iniciando as buscas. As vítimas foram chamadas para reconhecer os autores, comparando as imagens gravadas com os criminosos investigados.

A polícia acredita que os detidos façam parte de uma quadrilha especializada em roubos a ônibus, ainda em fase de completa desarticulação.

Prisões e histórico criminal

As prisões foram realizadas com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), após cruzamento de informações e identificação dos suspeitos. Ambos já possuíam passagens por outros crimes.

Um dos presos, identificado como Davi, também foi capturado por furto em um shopping da capital. Ele foi reconhecido após a divulgação das imagens na imprensa e, com a ajuda da população, a polícia cumpriu o mandado de prisão por este crime.

Um terceiro envolvido, identificado como Moisés Botelho, segue foragido. Ele também é suspeito de integrar o grupo criminoso. A Polícia Civil já divulgou sua imagem e pede o apoio da população para localizá-lo.

Informações podem ser repassadas anonimamente pelo Disque-Denúncia 181.

(Foto: Divulgação – PC-AM)

Redução histórica nos crimes contra coletivos

Segundo o delegado responsável pelas atuações do Nurrc, houve uma redução histórica em crimes contra coletivos com resultados expressivos.

Até o mês passado, foi registrada uma redução de 50% nos assaltos a ônibus em Manaus, com queda de 99% nos crimes em rotas (transportes exclusivos de empresas e escolas).

Em 2024, apenas um crime foi registrado nas rotas da cidade, enquanto no mesmo período do ano passado foram 144 ocorrências.

Os dados estão sendo atualizados agora no mês de agosto, mas a expectativa é de que os números sigam em queda.

Segurança reforçada

As ações fazem parte de uma política integrada de segurança pública idealizada pelo Governo do Estado, que inclui a Polícia Militar com as Operações Catraca e Rota Segura, além do trabalho investigativo do Núcleo.

A estratégia envolve atuação preventiva em áreas de maior incidência de crimes, com resposta rápida em caso de ocorrências.

A Polícia Civil reforça que todas as nove ocorrências ligadas à quadrilha já estão sendo judicializadas, com solicitação de prisão preventiva dos envolvidos para garantir que permaneçam detidos por tempo prolongado, protegendo a população que depende do transporte coletivo.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment