Dezessete crianças do bairro Pascal Alágio 2, em Parintins, estão descobrindo novos passos e novas formas de expressão por meio do projeto “Hip Hop para Crianças”. A iniciativa, idealizada pela proponente Monique Porto, já está em andamento e vem movimentando a comunidade com oficinas gratuitas de Breaking.
A ação foi contemplada pelo edital municipal de Fomento à Execução de Ações Culturais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Prefeitura de Parintins, garantindo estrutura e condições para a realização das atividades no bairro.
O projeto tem como objetivo valorizar e promover a cultura Hip Hop, que vai além do Breaking, envolvendo música, artes visuais e expressão social, fortalecendo a identidade cultural e incentivando a criatividade entre os participantes.
As oficinas acontecem durante a semana, com foco principal no Breaking, e aos sábados são realizadas atividades especiais que abordam cada um dos quatro elementos da cultura Hip Hop: MC, grafite, DJ e dança.
“Estamos muito felizes com a adesão. Todas as vagas foram preenchidas, e ver a alegria das crianças em aprender o Breaking e conhecer o Hip Hop é gratificante. Nosso objetivo é mostrar que a arte pode transformar realidades”, destaca Monique Porto.
O “Hip Hop para Crianças” conta com a parceria do coletivo Tamo Juntas, Instituto Ajuri, Movimento Grito da Periferia, entre outros apoiadores locais.
Fotos: Eduardo Melo