Alguns registros mostram radares de velocidade destruídos por atos de vandalismo na zona Leste de Manaus, em ações que incluíram golpes de marreta e incêndio. Os equipamentos, usados para fiscalizar o limite de velocidade nas vias, ficaram completamente danificados.
As estruturas estavam instaladas em pontos estratégicos de fiscalização eletrônica. Ainda não há informações sobre os responsáveis nem a motivação por trás das ações. Testemunhas e imagens de câmeras de segurança próximas aos locais estão sendo analisadas.
Radar destruído antes mesmo de ser ativado
Este não é o primeiro episódio recente envolvendo a destruição de radares em Manaus. No último dia 8 de junho, um radar semafórico instalado no cruzamento da Rua Belo Horizonte com a Avenida Humberto Calderaro Filho, no bairro Adrianópolis, foi derrubado por um carro desgovernado antes mesmo de entrar em funcionamento. O equipamento também ficou inutilizado.
Casos como esses alertam para a fragilidade do patrimônio público frente a atos de vandalismo e acidentes e reforçam a necessidade de ações preventivas para garantir a integridade dos sistemas de fiscalização que contribuem diretamente para a redução de acidentes e mortes no trânsito.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ