RECÉM-NASCIDO DE 5 DIAS SOBREVIVE A NAUFRÁGIO NO ENCONTRO DAS ÁGUAS

O naufrágio da lancha Lima de Abreu, ocorrido na tarde desta sexta-feira (13) na região do Encontro das Águas, nas proximidades de Manaus, deixou uma vítima fatal e mobilizou equipes de resgate. A embarcação fazia o trajeto entre a capital amazonense e o município de Nova Olinda do Norte quando perdeu a estabilidade e virou no meio do rio, deixando dezenas de passageiros à deriva até a chegada do socorro.

Testemunhas registraram em vídeos o momento em que homens, mulheres e crianças utilizavam coletes salva-vidas e tentavam permanecer agrupados em meio à correnteza enquanto aguardavam ajuda. Embarcações que passavam pelo local prestaram os primeiros auxílios, até a chegada do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), com apoio da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As vítimas resgatadas foram encaminhadas ao Porto da Ceasa, na zona Sul de Manaus, para atendimento médico.

Com o avanço das informações, foi confirmada a morte de uma mulher em decorrência do acidente. Além disso, um bebê de apenas cinco dias de vida foi encontrado com vida após permanecer à deriva dentro de um cooler improvisado como proteção. Segundo relato de uma socorrista em vídeo divulgado nas redes sociais, os próprios ocupantes da lancha colocaram a criança dentro do recipiente para evitar que fosse levada pela água. “Parece que foi Deus”, declarou a profissional ao comentar a sobrevivência do recém-nascido.

A mãe do bebê, que havia viajado a Manaus para realizar um parto por cesariana, também sobreviveu ao naufrágio. O nome dela não foi divulgado. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas, e relatos preliminares indicam que ventos fortes e os chamados “banzeiros”, ondulações comuns na região do encontro dos rios Negro e Solimões, podem ter contribuído para a perda de estabilidade da embarcação.

Nota do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM):

“O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que foi acionado, na tarde desta sexta-feira (13/2), para atender a uma ocorrência de naufrágio de embarcação na região do Encontro das Águas, em Manaus. Cerca de 25 bombeiros, três lanchas e oito viaturas da corporação, além de uma lancha da PM e uma ambulância do SAMU foram enviados para atuar no resgate das vítimas. A ocorrência ainda está em andamento e ao término dos trabalhos serão repassadas mais informações.”

As autoridades seguem no local e novas informações devem ser divulgadas após a conclusão dos trabalhos de resgate e investigação.

 

*Fonte: Portal Tucumã

Leia também

Leave a Comment