Em um duelo de campeãs, a Seleção Brasileira Feminina impôs uma derrota por 2 a 1 à Inglaterra, dona da casa, no Ettihad Stadium, neste sábado (25).
Bia Zaneratto e Dudinha marcaram os gols do triunfo, que foi construído ainda no primeiro tempo e mantido com muita personalidade após a expulsão da capitã Angelina ainda na etapa inicial.
A vitória em solo inglês, diante das atuais campeãs da Eurocopa, serve como uma resposta à derrota nos pênaltis na Finalíssima de 2023 e aquece o ânimo para a próxima edição do torneio, já marcada para março de 2026.
Primeiro tempo avassalador

O Brasil não se intimidou com o favoritismo inglês e saiu pressionando alto desde o apito inicial. A postura agressiva rendeu frutos rapidamente. Aos 8 minutos, Bia Zaneratto devolveu a boa fase à Seleção. Ela recebeu um lançamento de Dudinha, invadiu a área com autoridade e finalizou no canto para abrir o placar.
Aos 17 minutos, foi a vez de Dudinha ampliar. Em rápida transição após recuperação de bola, Zaneratto retribuiu a assistência, deixando a companheira na cara do gol para fazer 2 a 0.
A partida, no entanto, teve uma guinada drástica aos 21 minutos. A capitã Angelina derrubou Ella Toone, que se encaminhava para o gol, e recebeu cartão vermelho direto por impedir uma chance clara de gol.
Segundo tempo de resistência

Com um jogadora a menos desde os 20 minutos do primeiro tempo, o Brasil se viu obrigado a se reorganizar. Na volta do intervalo, a Inglaterra pressionou e descontou aos 6 minutos. Georgia Stanway converteu pênalti marcado após falta de Bia Zaneratto em Beth Mead.
Apressão inglesa foi constante, e a equipe de Arthur Elias, técnico da seleção brasileira, precisou mostrar sua fibra defensiva. A zaga, com destaque para Tarciane e Mariza, e a goleira Lorena foram fundamentais para segurar o resultado.
A Inglaterra ainda teve uma grande chance de empatar com um chute de Stanway no travessão, mas o Brasil soube sofrer e administrar a desvantagem numérica até o apito final.

A delegação brasileira celebrou muito a vitória heroica, que será um grande impulso de confiança para o próximo desafio: um amistoso contra a Itália, nesta terça-feira (28), em Parma.
Com informações da Agência Brasil*
