Na última terça-feira (14), um homem de 37 anos foi preso pela tentativa de abusar de uma adolescente de 12 anos. O crime aconteceu no dia 22 de setembro de 2025, em um beco na comunidade Nova Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, na zona leste de Manaus.
A prisão foi realizada em Joinville, Santa Catarina, onde o suspeito estava morando e trabalhando.
A apresentação do caso e a prisão foram anunciadas em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15) pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
As investigações começaram após a ampla repercussão de um vídeo que mostra o momento do crime.
De acordo com a delegada Mayara Magna, que coordenou as investigações, a adolescente foi abordada pelo suspeito quando levava a irmã mais nova, de 8 anos, para a escola.
No beco, o suspeito a enforcou, tocou e praticou atos libidinosos. A irmã mais nova, ao perceber a situação, pediu socorro, fazendo com o que homem fugisse do local.
Fuga para Santa Catarina

Os agentes iniciou as diligências para identificar o autor, que não era conhecido das vítimas. Por meio do boletim de ocorrência (B.O) e de trabalhos de inteligência, os investigadores conseguiram identificar o suspeito e vinculá-lo à cena do crime a partir do uso de uma motocicleta.
Com a identificação, a polícia representou pela prisão preventiva e por mandados de busca e apreensão. No entanto, ao tentar cumpri-los, descobriram que o acusado havia deixado o Amazonas.
“Descobrimos que ele não estaria mais no estado de Manaus e teria ido para outro estado, para o estado de Santa Catarina, inclusive ele já estaria trabalhando lá”, explicou a delegada
Segundo as investigações, após a divulgação das imagens do crime, o homem não retornou mais ao trabalho na capital amazonense e começou a sofrer ameaças no bairro onde morava.
Com ajuda do pai, ele viajou para Joinville (SC), onde conseguiu um novo emprego.
Histórico do acusado
De acordo com a Depca, o homem já possui um registro de ocorrência na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) por ameaça contra a ex-esposa. Ele não era morador do bairro onde ocorreu o crime, mas frequentava a região.
As investigações apontam que o suspeito já observava a adolescente há algum tempo, analisando a rotina da vítima.
“Ela fala que já há algum tempo ele ficava olhando para ela, era como se ele ficasse analisando aquela situação e esperou o melhor momento”, relatou Magna.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) acionou a Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC), que prendeu o suspeito durante o expediente no novo local de trabalho. A prisão foi realizada pelo delegado Hugo Dutra, com apoio da equipe de Joinville.
O acusado foi preso em flagrante e cumpriu mandado de prisão preventiva. Ele passará por audiência de custódia em Santa Catarina e, posteriormente, será recolhido ao sistema prisional local, aguardando julgamento. Ele responderá pelo crime de abuso sexual.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ