TRADIÇÃO VERMELHA! GARANTIDO VENCE E CELEBRA O 33º CAMPEONATO EM PARINTINS

Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o Boi-Bumbá Garantido conquistou seu 33º título no 58º Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, no município de Parintins (AM). A vitória foi anunciada nesta segunda-feira (30), após a leitura das notas dos jurados no Bumbódromo.

Cada apresentação foi avaliada em 21 quesitos, divididos em três blocos: comuns e musicais, cenografia e coreografia, e a parte artística. O Garantido venceu por margens estreitas nas duas primeiras noites: 419,8 contra 419,6 e 419,5 contra 419,3, respectivamente.

Na primeira noite, com o subtema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, o bumbá vermelho e branco destacou a pluralidade da cultura amazônica com a lenda “Tapyra’yawara” e o ritual indígena “Moyngo, A Iniciação Maragareum”.

Na segunda noite, o espetáculo “Garantido, Patrimônio do Povo” enalteceu as raízes populares, indígenas e afro-brasileiras. O “Ritual Ajié”, liderado pelo pajé Adriano Paquetá, foi um dos pontos altos.

O encerramento da terceira noite teve o tema “Garantido, Boi do Brasil”, com homenagens aos bois de todo o país, à cultura nacional e a ícones do Festival, como o compositor Chico da Silva e o tripa Denildo Piçanã. A apresentação contou com a lendária toada “Vermelho”, a presença marcante de Jevenny Mendonça, Valentina Coimbra, Isabelle Nogueira e a rainha do folclore Lívia Christina. A lenda “A Deusa das Águas” impressionou pela grandiosidade e tecnologia.

Com o novo título, o Garantido se mantém como o maior campeão da história do festival, com 33 vitórias.

Leia também

Leave a Comment