UEA E MOTOROLA RELANÇAM PARCERIA COM PROJETO PIONEIRO EM CIBERSEGURANÇA COM IA

Em um movimento estratégico para fortalecer a pesquisa e inovação tecnológica na região Norte, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a gigante global de telecomunicações Motorola anunciaram, na última terça-feira (09), a retomada de sua parceria com o lançamento do Projeto Demerzel.

A iniciativa é focada no desenvolvimento de soluções avançadas de cibersegurança com Inteligência Artificial (IA) para dispositivos móveis.

O anúncio oficial foi feito durante uma reunião que marcou o início das atividades do projeto, com a presença de gestores e pesquisadores da UEA, por meio da Escola Superior de Tecnologia (EST), e representantes da Motorola.

(Foto: Daniel Brito/UEA)

O projeto é financiado com recursos da Lei de Informática, instrumento que incentiva a inovação tecnológica no país.

Demerzel tem como objetivo central criar tecnologias de segurança digital, uma das áreas que mais crescem no mercado global, com a participação direta de estudantes de graduação e pós-graduação da EST.

A iniciativa não só impulsiona a produção de conhecimento especializado, mas também visa formar profissionais altamente qualificados para atender às demandas do setor de tecnologia em nível nacional e internacional.

Durante o evento de lançamento, o reitor da UEA, André Zogahib, destacou a importância do projeto para a formação de jovens pesquisadores e para o posicionamento da universidade.

“A retomada da parceria com a Motorola robustece o papel estratégico da UEA na atração de investimentos e inovação para o Amazonas, fortalecendo a integração entre a academia e a indústria. A EST tem se destacado pela relevância dos projetos que desenvolve, o que mostra a força da universidade pública amazonense na construção de soluções para o Brasil e o mundo”, afirmou.

Protagonismo e Integração Academia-Indústria

A reunião também serviu para apresentar o espaço físico que abrigará as atividades do projeto e integrar as equipes de pesquisadores da UEA com o time da Motorola Mobility. Foram alinhadas as diretrizes e expectativas para a consolidação da parceria.

Péricles Balderrama, gestor de Projetos Educacionais da Motorola, explicou a visão tríplice do projeto.

“A ideia é que a gente trabalhe os três pilares: Pesquisa, para reforçar a própria Universidade; Desenvolvimento, para trazer valor ao produtor; e, nessa junção, trazer a Inovação. Nosso desejo é que esse projeto seja referência nesse sentido”. disse.

(Foto: Daniel Brito/UEA)

Para o diretor da EST/UEA e coordenador-geral do projeto, Jucimar Silva Júnior, o Demerzel é um marco histórico.

“Desde 2023, resgatamos o protagonismo em Ciência, Tecnologia e Inovação e a chegada do Demerzel é um reflexo direto desse esforço. Tudo isso reforça a nossa missão de formar os melhores profissionais e gerar soluções de grande impacto para os desafios da sociedade”, declarou.

O evento contou ainda com a presença da vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, e do diretor da Agência de Inovação (Agin) da universidade, Antônio Mesquita.

O projeto consolida o reconhecimento da EST/UEA pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) como uma instituição de referência nacional em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), título conquistado desde o início de 2024.

Com informações da Assessoria da UEA*

Leia também

Leave a Comment