A Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) foi destaque no eAwards Brasil 2025 pelo caráter inovador do projeto RaízaSense, na área da saúde. O evento ocorreu no dia 21 de agosto deste ano, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo (SP).
A ESA/UEA foi representada pela Prof.ª Dra. Elielza Guerreiro e Prof.ª Dra. Thalyta Ueno, que apresentaram o projeto RaízaSense, selecionado entre os 15 semifinalistas, dentre 256 startups inscritas em todo o Brasil. Durante o encontro, as professoras receberam convites para participar de mentorias exclusivas conduzidas pela equipe da NTT DATA Foundation, organizadora do evento, com foco no aprimoramento da iniciativa.
O eAwards tem como missão identificar e apoiar os melhores projetos empreendedores que utilizam tecnologia em benefício da saúde, com foco em áreas estratégicas como: Inteligência Artificial para Diagnóstico Precoce, Medicina Personalizada, Saúde Mental e IA, Assistentes Virtuais, Automação no Cuidado ao Paciente, Prevenção e Gestão de Doenças Crônicas.
O projeto RaízaSense, de autoria da professora Thalyta Ueno, recebeu destaque nacional graças à inovação e pela aplicação prática na saúde. A professora Dra. Elielza Guerreiro, que lidera o Laboratório de Tecnologias em Saúde e Educação e Sistematização da Assistência de Enfermagem (Labtecs), acompanhou todo o processo como mentora, ajudando para que o projeto fosse reconhecido em nível nacional.
Apoio institucional
Nesta terça-feira (2/9), a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, recepcionou as professoras na Reitoria e ressaltou que a oportunidade representa um marco importante para construir conexões, apresentar ideias inovadoras e fortalecer a presença da Amazônia, especialmente do Estado do Amazonas, em cenários nacional e internacional de inovação em saúde. “Orgulho para a Amazônia e para a UEA, que seguem demonstrando a força da ciência, da tecnologia e da inovação produzidas em nosso Estado. A gestão superior segue no compromisso de incentivar iniciativas inovadoras!”, completou.