VEJA AS MENSAGENS BIZARRAS NO RIFLE DO ASSASSINO DE CHARLIE KIRK

O FBI revelou, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (12), detalhes surpreendentes sobre o rifle utilizado por Tyler Robinson, 22 anos, suspeito de assassinar o ativista político Charlie Kirk. Nas cápsulas de munição e no corpo da arma, o atirador deixou mensagens que misturam referências políticas, culturais e provocações típicas de fóruns da internet.

De acordo com o governador de Utah, Spencer Cox, as mensagens incluíam:

  • “Ei, fascista! Pega!” acompanhada de símbolos de setas (↑→↓↓↓), usados em jogos online como código de direção;
  • “Oh, bella ciao, bella ciao, bella ciao ciao ciao” – trecho de canção histórica da resistência italiana contra o fascismo na Segunda Guerra Mundial, popularizada recentemente pela série espanhola “La Casa de Papel”;
  • “Se você leu isso, você é gay, KKKKKK” – uma provocação comum em comunidades de “trollagem” online;
  • Na cápsula efetivamente disparada contra Kirk, estaria escrito: “Notices bulges, OWO what’s this?”, expressão viral de teor sexual e humorístico, frequente em memes e plataformas como Reddit e 4chan.

Contexto das mensagens

As frases sugerem que Robinson não apenas planejou o crime meticulosamente, como também buscou associá-lo a um ato de protesto político simbólico – daí a menção a “Bella Ciao”, hino antifascista –, ao mesmo tempo em que deixava marcas de um comportamento típico de subculturas da internet, onde provocações e linguagem codificada são comuns.

Peritos comportamentais avaliam que as inscrições reflectem uma tentativa de misturar militância ideológica com elementos de humor negro e trollagem, possivelmente para confundir autoridades e midia ou para criar uma narrativa pós-morte.

A divulgação desses detalhes gerou intenso debate nas redes sociais, com usuários divididos entre quem vê as mensagens como indício de um crime politicamente motivado e quem as interpreta como bravata de um indivíduo inserido em comunidades online extremistas.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment